Com 33 ocorrências por causa da tempestade, JF tem mais da metade das chuvas previstas para outubro

Rajadas de vento chegaram a 93 km/h, maior velocidade registrada no ano na cidade.


Por Nayara Zanetti e Pâmela Costa

06/10/2023 às 10h24- Atualizada 06/10/2023 às 19h18

A tempestade que atingiu Juiz de Fora na noite dessa quinta-feira (5) e na madrugada desta sexta (6) foi responsável por quase metade do acúmulo de chuvas previsto para o mês de outubro. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 60 milímetros em 24 horas na Zona Oeste da cidade, sendo que a precipitação projetada para o mês é de 117,6 milímetros, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O grande volume de chuvas causou diversos estragos na cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram contabilizadas, até as 14h desta sexta, 33 ocorrências. Confira quais foram os principais danos abaixo:

Queda de árvore atinge fiação elétrica

Uma árvore caiu em cima de um veículo e partiu a fiação na Rua Carlos Herculano Couto, no Bairro Francisco Bernardino, Zona Norte. Sob o risco de descarga elétrica, o local teve que ser interditado pelo Corpo de Bombeiros, e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) também foi acionada. Três postes precisarão ser estabilizados pela companhia para que seja feita a poda da árvore pelos militares. Até às 18h as equipes da Cemig permaneciam no local para realizar atendimento. Segundo a Empav, a previsão é que a via seja liberada ainda nesta sexta. 

chuvas Rua Carlos Herculano Couto Francisco Bernardino bombeiros2
Carro foi atingido por árvore no Bairro Francisco Bernardino (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Na Alameda Engenheiro Gentil Forn, importante via de acesso que liga a Cidade Alta ao Bairro Jardim Glória, as árvores caíram sobre a fiação. No trecho, próximo à casa de shows Privilège, três postes vieram abaixo e interditaram totalmente os dois sentidos da via. Os ônibus das linhas 530, 531, 532, 533, 534, 535, 538, 540, 547 e 555 tiveram que fazer desvio pelo Bairro Borboleta. Por volta das 19h o trânsito na via foi completamente liberado. 

Ruas da cidade ficam alagadas durante a tempestade

chuvas Av dos Andradas foto contribuicao do leitor
Avenida dos Andradas foi uma das vias do Centro que ficaram alagadas na tempestade (Foto: Contribuição do leitor)

Durante o período mais intenso da chuva, algumas vias da cidade ficaram inundadas. Foi o caso da Rua Itamar Soares de Oliveira, no Cascatinha, em que a quantidade e força da água arrastaram um veículo por alguns metros.

Situação similar também ocorreu na região central, na Avenida dos Andradas e nas ruas Silva Jardim e Santo Antônio. De acordo com vídeos que circulam nas redes sociais, os já conhecidos pontos de alagamento ficaram, mais uma vez, debaixo de água. Com isso, o trânsito foi afetado durante a chuva.

Telhas foram arrancadas por força do vento

chuvas Rua da Laguna Jardim Gloria foto Pamela Costa
Telhas caíram sobre a fiação elétrica na Rua da Laguna, no Jardim Glória (Foto: Pâmela Costa)

A Defesa Civil foi acionada para seis chamadas envolvendo destelhamentos na cidade. Mas o número de casos de telhas que foram arrancadas por conta da força do vento podem ser ainda maiores. Na Rua da Laguna, no Jardim Glória, a telha de uma casa caiu na rua, atingindo também a fiação elétrica.

chuvas ponto de onibus itamar franco com rio branco foto sandra zanella
Estrutura do ponto de ônibus caída após a tempestade (Foto: Sandra Zanella)

Ponto de ônibus cai na Itamar Franco

A estrutura do ponto de ônibus localizado na Avenida Presidente Itamar Franco, próximo à esquina com a Avenida Barão do Rio Branco, também não suportou a tempestade e caiu sobre o passeio na noite desta quinta.

Fornecimento de energia também foi afetado

chuvas semaforo procopio teixeira bom pastos bruno kaehler
Na manhã desta sexta, semáforos ainda estavam desligados em alguns pontos (Foto: Bruno Kaehler)

O serviço de energia elétrica também foi interrompido em alguns bairros. A reportagem questionou a Cemig a respeito do número de ocorrências registradas e das regiões mais afetadas, mas ainda não teve retorno. No entanto, a companhia de energia afirmou que está atuando no restabelecimento da energia em diversos pontos do município.

A Cemig informa que equipes da Companhia estão atuando em diferentes pontos de Juiz de Fora na resolução dos problemas causados na rede elétrica pela forte chuva que atingiu a cidade na noite desta quinta-feira. Mais da metade das ocorrências provocadas pelo temporal já foram solucionadas ao longo do dia e as equipes da Cemig continuarão empenhadas até que todos os clientes tenham sido restabelecidos.”

A empresa também alertou para o risco ao se aproximar de cabos partidos pelas ruas da cidade e, se possível, sinalizar a situação para evitar a aproximação de outras pessoas. Além dos clientes afetados, alguns semáforos foram atingidos. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), as equipes já estão nas ruas e quase todos os equipamentos foram restabelecidos.

Aulas suspensas no IFET

A falta de energia elétrica que afetou algumas regiões da cidade também atingiu o campus de Juiz de Fora do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IFET). Por conta disso, a assessoria da instituição divulgou uma nota nesta manhã informando a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas durante todo o dia.
“A decisão foi tomada em virtude das tempestades que aconteceram na última madrugada, atingindo vários pontos da cidade, acarretando, também, em interdição de vias, dificultando a mobilidade e circulação”, informou comunicado.

Os serviços essenciais como portaria, limpeza, segurança, transporte e o Restaurante Universitário continuarão em funcionamento. Assim como as aulas previstas para o sábado letivo foram mantidas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.