Aluno do João XXIII é selecionado para Programa Jovens Embaixadores

A viagem dos Jovens Embaixadores para os EUA será de 11 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019


Por Tribuna

05/11/2018 às 18h21- Atualizada 05/11/2018 às 21h05

Estudante do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII, Marcus Vinícius Lacerda Reis, é um dos 50 alunos da rede pública escolhidos para participar do Programa Jovens Embaixadores 2019. Em todo o Brasil, foram mais de 17 mil inscrições. O programa, voltado para jovens com idades entre 15 e 18 anos, é patrocinado pela Missão Diplomática dos EUA em parceria com a iniciativa pública e privada. Em Juiz de Fora, o projeto tem a coordenação da diretora da Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (Acbeu), Vanessa Barbosa Leite Ferreira. Ela frisou que o programa tem 15 anos de existência e Marcus Vinícius é o 17º aluno de Juiz de Fora selecionado para ir aos EUA. “Todos que voltaram são hoje profissionais de destaque”.

Para participar do projeto, além de ser aluno de escola pública, o jovem tem que desenvolver algum trabalho voluntário. Há três anos, Marcus Vinícius ajuda o departamento social da igreja que frequenta, distribuindo roupas e alimentos a moradores de rua e direcionando-os a instituições de reabilitação, com o objetivo de reinserir eles no mercado de trabalho. O estudante do João XXIII também dá aulas de inglês a pessoas carentes maiores de 12 anos. “Comecei a dar aulas há um ano”, comentou.

No dia 8 de janeiro, Marcus Vinícius embarca para Brasília, onde permanece três dias. A viagem dos Jovens Embaixadores para os EUA será de 11 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019. Durante essas três semanas, eles passarão pela capital dos EUA, Washington, D.C., e depois, em grupos, seguirão para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

Em solo norte-americano, os estudantes brasileiros irão participar de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais. Na programação, há ainda atividades de voluntariado e apresentações sobre o Brasil. No fim da viagem, eles apresentarão um plano de ação na área de justiça social e voluntariado que deverá ser implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.

No site da Tribuna de Minas, Marcus Vinícius explica por quais etapas passou para conquistar uma vaga no projeto. Desde 2003, 572 jovens brasileiros já participaram do programa.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.