Tribuna visita Escola Estadual São Vicente de Paulo
Cerca de cem crianças de turmas de segundo e sexto ano do ensino fundamental batem papo sobre o jornal
A professora do segundo ano do ensino fundamental da Escola Estadual São Vicente de Paulo, que fica no Bairro Borboleta, descobriu que, entre os seus alunos com idade entre 7 e 8 anos, a maioria não tinha tido a oportunidade de folhear um jornal impresso. A descoberta despertou a atenção da educadora, que resolveu desenvolver as atividades interdisciplinares com as crianças, trazendo para a sala de aula matérias, fotos e reportagens publicadas pela Tribuna de Minas. “A proposta foi ampliar o conhecimento dos alunos. Dar acesso à informação e transformá-los em leitores críticos, capazes de compreender o que se passa na sua cidade e no mundo”, explica Liliana de Mendonça. Diante do interesse das crianças, a docente convidou o jornal para um bate-papo na escola.
Foi também na Escola São Vicente de Paulo que alunos de duas turmas do sexto ano do ensino fundamental, com idade entre 11 e 12 anos, liderados pelo jovem Samuel Clemente dos Santos, 12, foram a campo e confeccionaram o primeiro jornalzinho estudantil. “A ideia surgiu a partir de filmes americanos que tenho hábito de assistir. A princípio, pensei que seria mais simples, mas foi complicado, pois envolveu muitas pessoas neste processo. Entretanto, mesmo com trabalho, valeu a pena”, conta Samuel. Assim, em novembro, os alunos lançaram a edição inaugural do “Voz Estudantil”, tudo sob a coordenação da professora Gesiane Alves Leal, que dimensiona a importância do projeto no editorial da publicação.
“A existência de um jornal escolar, na medida em que resulta da iniciativa de alunos e professores, é a expressão do investimento da escola na educação para uma cidadania participativa. Representa a possibilidade de a escola se constituir como um espaço público, isto é, um espaço de construção da experiência comum a partir das experiências particulares dos sujeitos que a habitam. Esta construção convoca a necessidade de um diálogo democrático e estimulante da participação plural e pública, mediante a qual os alunos possam desenvolver uma consciência crítica dos problemas, o gosto pela argumentação racional e pela prática interventiva.”
E foi para realizar um bate-papo com alunos e professores do segundo e sexto ano do ensino fundamental que a Tribuna esteve presente, por meio de sua editora executiva de integração, Luciane Faquini, na Escola São Vicente de Paulo, no dia 25 de novembro. Cerca de cem estudantes de quatro turmas distintas estiveram presentes no Laboratório de Informática da escola. Durante o encontro, eles puderam conhecer o jornal, saber como é a rotina da redação, a produção das matérias, a escolha das pautas, a seleção das fotos e dos assuntos mais importantes que serão destaques no dia seguinte. Eles também foram apresentados ao site da Tribuna, onde podem encontrar, em média, cerca de 40 publicações novas por dia, incluindo matérias, artigos, blogs, além de vídeos da TMTV.
Aprendizes de repórteres, os estudantes fizeram muitas perguntas e se mostraram especialmente preocupados com um problema que gera desinformação e graves consequências para muitas pessoas: as notícias falsas, ou fake news, que são espalhadas na internet por veículos e fontes pouco confiáveis. Durante as discussões, os alunos foram alertados para a importância de se conhecer a origem da notícia e avaliar se o canal que divulga a notícia é de credibilidade. No “Voz Estudantil”, eles puderam trabalhar o tema com a comunidade escolar e analisar suas causas e consequências.
Diante da animação dos estudantes, a professora Gesiane já idealiza a segunda edição do jornalzinho da escola. “É importante oportunizar crianças e adolescentes com o jornalismo. Sabemos que a informação é fundamental para formar cidadãos críticos, capazes de interferir e transformar sua realidade”, avalia Luciane