Onda de calor deixa temperatura 5 graus acima da média até segunda-feira em JF

Termômetro na casa dos 30 graus não é típico da época do ano; massa de ar quente e seco é responsável por fenômeno 


Por Mariana Floriano

03/05/2024 às 16h37

O início do mês de maio em Juiz de Fora terá temperaturas mais elevadas do que o esperado para a época do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de onda de calor na Zona da Mata com início na quinta-feira (2). Conforme o órgão, as temperaturas devem ficar cinco graus acima da média até segunda (6). 

O fenômeno acontece por conta de uma forte massa de ar seco e quente que afasta as chances de chuva para a região. A situação ocorre em praticamente todo o estado. Em Juiz de Fora, não há previsão de alteração no quadro meteorológico ao longo da próxima semana e as temperaturas máximas seguem na casa dos 30 graus. 

A previsão para o fim de semana é de calor e tempo firme. No sábado (4), as temperaturas podem chegar aos 30 graus, com mínima de 18. No domingo (5), a máxima também fica na casa dos 30, com mínima de 16. O céu deve ficar claro a parcialmente nublado. 

1200 x 800 LEO COSTA TEMPO 001
Termômetros no Centro da cidade chegaram a marcar 34 graus na quinta-feira  (Foto: Leonardo Costa)

Sem previsão de queda na temperatura

A próxima semana também deve ser de temperaturas altas em Juiz de Fora, na casa dos 30 graus até a próxima sexta-feira (10). A massa de ar quente persiste em Minas Gerais e impede que bolsões de ar frio se aproximem do estado. Para maio, conforme o Inmet, tradicionalmente o calor é inesperado, visto que as temperaturas do mês começam a fazer transição para a chegada do inverno, em junho. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.