Trilhas de Futuro abre quase 10 mil vagas para estudantes de JF e outros municípios
Em parceria com o Senai, a formação profissionalizante vai distribuir vagas para alunos do Ensino Médio
O programa de formação profissionalizante Trilhas de Futuro está oferecendo 9,6 mil vagas para estudantes de Juiz de Fora e de outros 36 municípios mineiros. A ação é voltada à expansão da disponibilidade dos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para dentro das escolas da rede estadual de ensino. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa vai distribuir as vagas entre 153 escolas estaduais, conforme o Governo de Minas. Os interessados devem se inscrever através do Cadastro Escolar 2025, no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), pelo site, até 1º de novembro.
As vagas estão sendo oferecidas para estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti). São aproximadamente R$ 120 milhões em investimentos, com uma expansão para nove cursos de alta complexidade e promovendo integração curricular nos três anos do ensino médio. Isso será feito entre a formação geral básica, a formação técnica específica, o projeto de vida dos estudantes e as demandas socioeconômicas emergentes com vistas à transição positiva da escola para o mundo do trabalho.
Os cursos visam áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, como automação industrial, biocombustíveis, fabricação mecânica, manutenção de máquinas industriais, mecatrônica, metalurgia, mineração, sistemas de energia renovável e soldagem. O Senai será responsável por fornecer instrutores especializados, material didático e acesso a laboratórios para a realização das atividades práticas.
“Nós já avançamos muito com a educação profissional em Minas por meio do Projeto Trilhas de Futuro, mas agora, com o Trilhas de Futuro nas Escolas, levamos os cursos técnicos para dentro das unidades escolares da nossa rede estadual, promovendo a integração curricular entre a formação geral básica e os cursos técnicos, em parceria com o Senai”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
Integração do Trilhas de Futuro
Para estudantes que começam o 1º ano em 2025, o Trilhas de Futuro nas Escolas terá implementação em algumas unidades do ensino médio em tempo integral da rede estadual. As aulas teóricas devem ser realizadas nas escolas estaduais, enquanto as aulas práticas nos laboratórios do Senai.
As aulas técnicas vão seguir o modelo intercomplementar em cidades que contam com unidades do Senai, para que os estudantes façam o ensino médio e a formação técnica em instituições distintas, mas que trabalhem o conteúdo de forma integrada.
As cidades participantes são Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Cataguases, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Itaúna, Ituiutaba, João Monlevade, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Nova Lima, Ouro Branco, Patos de Minas, Pedro Leopoldo, Pirapora, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Santa Luzia, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João del-Rei, Sete Lagoas, Três Marias, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Vespasiano.