Movimento é tranquilo no primeiro dia de vacinação no Centro de Vigilância em Saúde

A partir desta segunda, todas as pessoas aptas a receberem as doses contra Covid poderão se vacinar ao longo de todo o dia nas UBSs e em pontos específicos


Por Sandra Zanella

02/04/2022 às 15h14

O movimento foi tranquilo no primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 no novo endereço anunciado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para funcionar aos sábados: o Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Avenida dos Andradas, 523, no Centro. O atendimento no local é das 8h às 13h. O Sport Club deixou de oferecer os imunizantes.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Juiz de Fora continua nesta segunda-feira (4) com outra novidade: a partir da data, todas as pessoas aptas a receberem o imunizante poderão se vacinar ao longo de todo o dia. Até então, a vacinação era divida em turnos: pela manhã, eram atendidas crianças, e, à tarde, adultos. Além disso, a Secretaria de Saúde informou que a cidade vai contar com mais um ponto de vacinação: o Departamento de Saúde da Mulher Gestante, Criança e Adolescentes vai começar a aplicar os imunizantes exclusivamente em crianças e adolescentes, das 8h às 16h.

A partir de segunda, portanto, todos os públicos eletivos poderão se imunizar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de 8h às 10h30 e de 13h às 16h. As UBSs de Benfica, Milho Branco e Nossa Senhora das Graças vacinam das 17h às 19h. Já o Departamento de Saúde do Idoso (DSI) atende exclusivamente o público de 60 anos ou mais, das 8h às 16h.

Vacinacao Centro Vigilancia Saude fernando priamo5
Movimentação no Centro de Vigilância em Saúde registrada pela Tribuna na manhã deste sábado (Foto: Fernando Priamo)

A Secretaria de Saúde ressalta a importância da vacina de reforço e pede a quem recebeu a segunda dose há pelo menos quatro meses procurar um posto de vacinação para reforçar a proteção contra o coronavírus. “As segundas doses dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, além das vacinas de reforço, são disponibilizadas de forma contínua.”

As doses de reforço são destinadas apenas para os adultos em geral e adolescentes, entre 12 e 17 anos, que possuem algum grau de imunossupressão e/ou gestantes. “No caso das crianças, não há recomendação de reforço, recebem apenas as duas doses contra o coronavírus.” Até o momento, a quarta dose só está sendo aplicada na cidade em pessoas com imunossupressão e idosos com 80 anos ou mais, embora o Governo de Minas tenha anunciado, na última sexta, o começo da quarta etapa da vacinação no estado em idosos acima de 70 anos.

Para as crianças

As crianças podem receber as primeiras e segundas doses em todas as UBSs e no Departamento de Saúde da Mulher Gestante, Criança e Adolescentes, bem como as vacinas de rotina. O intervalo entre a primeira e segunda aplicação da Covid-19, inicialmente, será de oito semanas, com a Pfizer, e de 28 dias com a Coronovac.

De acordo com a PJF, as crianças que forem se vacinar contra a Covid-19 não podem ter recebido outra vacina nos últimos 15 dias e não deverão receber outro imunizante nos 15 dias posteriores ao recebimento da primeira dose da Pfizer infantil contra o coronavírus. Além disso, é necessário que a criança fique de 5 a 20 minutos no local após a vacinação, para serem observados casos de possíveis reações.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.