Mais uma tempestade atinge JF, que pode ter novas pancadas de chuvas no final de semana
Depois da trégua da última quinta-feira, precipitações fortes voltaram a atingir a cidade nesta sexta. No Bairro Santa Catarina, uma árvore caiu. Não houve feridos.
Os juiz-foranos foram surpreendidos com mais uma forte pancada de chuvas na tarde desta sexta-feira (2). Mais uma vez, a tempestade foi informada, com antecedência, pelo radar meteorológico da Cemig, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte e é operado, também, pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge). Conforme o pluviômetro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalado no campus da UFJF, choveu cerca de quatro milímetros entre 14h e 15h, com rajadas de ventos que chegaram a 34 quilômetros por hora. Já os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) identificaram eventos pontualmente mais significativos. No Bairro Santa Rita, Zona Leste, choveu 28 milímetros, enquanto que em Santa Efigênia, Zona Sul, 20 milímetros.
Até por volta das 16h45, a Defesa Civil havia registrado sete ocorrências, nenhuma considerada de destaque. Já o Corpo de Bombeiros atendia a dois chamados relacionados a quedas de árvores. Um deles, na Rua Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento, Bairro Santa Catarina, região central, onde os galhos caíram sobre o asfalto, limitando o espaço para a circulação de veículos. Por ter ocorrido em um momento de pouco movimento no trânsito, retenções não chegaram a ser registradas. A outra ocorrência era atendida, simultaneamente, na Estrada de Caeté.
Árvore cai e mata ocupante de carro
Na LMG-850, entre as cidades de Ubá e Rodeiro, uma pessoa morreu após a queda de um eucalipto na tarde desta sexta. De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, a árvore caiu sobre um automóvel ocupado por quatro pessoas. Uma delas veio a óbito, outra teria ficado presa às ferragens e outras duas ficaram feridas.
Áreas de instabilidade
A intensificação de áreas de instabilidade atmosférica é a responsável pelas precipitações no município. Antes da tempestade, o tempo estava abafado e a temperatura havia atingido 30,5 graus, com sensação térmica de 39 graus, por causa da umidade relativa do ar em 70%.
No fim de semana, as pancadas de chuvas ainda podem ocorrer. Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), até domingo (4) os termômetros devem registrar de entre 17 e 29 graus, com céu entre o parcialmente nublado, passando a nublado, e precipitações, por vezes fortes, a qualquer momento.