UFJF oferece capacitação para familiares de pacientes com Alzheimer

No total, são oferecidas 40 vagas em 14 oficinas


Por Tribuna

01/04/2025 às 16h26

A Universidade de Juiz de Fora (UFJF), por meio do polo de projeto de extensão “Acolhendo e informando os cuidadores de pacientes com doença de Alzheimer”, oferece 40 vagas em 14 oficinas com o objetivo de capacitar e instrumentalizar familiares de pessoas com transtorno neurodegenerativo progressivo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Casa Helenira Preta, na Rua Severino Meireles, 260, até o dia 4 de abril. O horário de atendimento é das 8h às 12h. As oficinas têm previsão de início no mês de maio.

O projeto de extensão tem como objetivo promover ações de cuidado à pessoa com doença de Alzheimer, por meio de atividades psicoeducativas que contribuam para uma melhor qualidade de vida. A iniciativa integra o Programa Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento da UFJF.

Alzheimer

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência em idosos e afeta a memória e a capacidade de pensar, sendo dividida em quatro estágios. Ela ocorre quando proteínas defeituosas se acumulam nos neurônios, levando à morte de células em áreas essenciais para a memória e o raciocínio. Embora a causa exata seja desconhecida, fatores genéticos podem influenciar o quadro. 

Sem cura e de evolução lenta e progressiva, a doença exige cuidados integrais de profissionais e familiares para garantir  melhor qualidade de vida ao paciente.

Tópicos: ufjf

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.