Papa Leão XIV faz primeira nomeação para Cúria e indica brasileiro; saiba quem é
Brasileiro de 66 anos foi reconduzido ao cargo de secretário do Dicastério dos Bispos
O Papa Leão XIV anunciou nesta sexta-feira (26) sua primeira nomeação para a Cúria Romana e reconduziu o brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari, de 66 anos, ao cargo de secretário do Dicastério dos Bispos. Natural de Sertãozinho, no interior de São Paulo, ele permanecerá por mais cinco anos à frente do organismo responsável por assessorar o pontífice na escolha de bispos em todo o mundo — função que já exerce desde 2013.

Dom Ilson é uma das figuras brasileiras de maior destaque na hierarquia católica atual. Nos últimos anos, ocupou também a posição de vice-camerlengo da Igreja, segunda mais importante na administração da Santa Sé em períodos de vacância papal. Nessa condição, participou diretamente da organização do velório e do sepultamento de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, falecido em abril deste ano.
Ordenado padre em 1989, em Ribeirão Preto, Montanari estudou Direito, Economia e Filosofia antes de se dedicar à Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Atuou como professor e coordenador de pastoral em sua arquidiocese de origem até retornar à capital italiana em 2002, onde concluiu doutorado em Teologia Dogmática.
Sua trajetória no Vaticano começou em 2008, como oficial da então Congregação para os Bispos. Três anos depois, foi reconhecido pelo papa Bento XVI como Capelão de Sua Santidade, título concedido a sacerdotes de destaque. Já no pontificado de Francisco, foi nomeado secretário do Dicastério para os Bispos em 2013, ano em que também se tornou bispo após ordenação episcopal em Ribeirão Preto.
A relevância de seu trabalho levou, em 2014, à nomeação como secretário do Colégio dos Cardeais, reforçando sua presença entre os principais colaboradores da Santa Sé. Agora, sob o novo pontificado de Leão XIV, o brasileiro consolida sua permanência em um dos postos mais estratégicos da Cúria.