Autoridades reagem a morte de fã em show de Taylor Swift
Ministro da Justiça aciona Senacon e consegue permissão para entrada de garrafas de água em espetáculos
Ana Benevides, de 23 anos, teve uma parada cardiorrespiratória e morreu na noite de sexta-feira (17), após passar mal durante show da cantora norte-americana Taylor Swift no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A temperatura máxima no Rio alcançou 39,1 graus na sexta.
LEIA MAIS: Fãs de Taylor Swift, juiz-foranos mobilizam recursos e se preparam para ‘The Eras Tour’
A morte causou comoção entre os fãs da cantora e repercutiu na esfera política. O ministro da Justiça, Flávio Dino, usou as redes sociais para classificar o caso como “inaceitável” e disse que orientou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) a adotar providências cabíveis quanto às denúncias de vedação ou ausência de água para os consumidores que foram ao show. “O Código de Defesa do Consumidor exige que os serviços sejam seguros e adequados à saúde. É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à água”, afirmou em publicação no X, antigo Twitter.
Ainda neste sábado (18), o ministro anunciou via Twitter que, por determinação do Senacon, está permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. “E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso. A medida vale imediatamente.”
A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar…
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) November 18, 2023
De acordo com ele, a Portaria ainda será editada e postada em suas redes sociais para conhecimento dos detalhes. “A Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da Polícia, se necessário.”
PL para distribuição de água em eventos
A deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) também usou as redes para manifestar solidariedade e indignação diante do episódio. De acordo com ela, na próxima quarta-feira (22), em audiência pública na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, será discutido um projeto de lei (PL) para distribuição de água gratuita ou a permissão para entrada de garrafas de água em eventos. “Outras mil pessoas desmaiaram de calor durante o show no Rio de Janeiro […] (o PL) é o mínimo para garantir a integridade do público.”
De acordo com Ana, a audiência já estava agendada para tratar de ações sanitaristas e ambientais diante das ondas de calor. A deputada afirmou que vai aproveitar o pleito para debater o ocorrido. Outra deputada mineira, Duda Salabert, foi na mesma direção. “Protocolei um PL para exigir que eventos sejam responsabilizados pela oferta de água e que não seja permitida a prática de proibição de entrada do público com garrafas d’água apropriadas. Em paralelo acompanharemos a apuração do fato trágico. Meus sentimentos à família”, postou em sua conta no X.
Os fãs afirmaram que a organizadora da turnê no Brasil, a T4F, proibiu a entrada de garrafas de qualquer tipo no estádio. Em nota, a empresa afirmou que Ana Clara foi “prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos” e depois socorrida ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, “infelizmente veio a óbito”.
Proibição de água é considerada ‘criminosa’
A também deputada federal, Erika Hilton (Psol-SP) também se manifestou sobre a morte de Ana. De acordo com ela, a proibição para entrada de água no evento pode ser considerada “criminosa”. “Por isso estou denunciado ao Ministério Público Federal a empresa Time 4 Fun (T4F), organizadora do evento. Hidratação é essencial durante uma onda de calor como a que estamos enfrentando e não pode ser vista como fonte de lucro.”
Érika afirma que o ambiente registrou sensação térmica de 60 graus e ressalta o “pesadelo logístico” para venda de água, “impedindo que o público acesse o que há de mais básico com facilidade e colocando-o em situação de risco”.
Um abaixo-assinado foi criado para aprovação da “Lei Ana Benevides” para água gratuita em eventos. Até meio-dia deste sábado (18), a petição já contava com mais de 133 mil assinaturas.
Turnê de Taylor Swift no Brasil
A cantora Taylor Swift voltará a se apresentar hoje no Estádio Nilton Santos neste sábado e no domingo. A turnê mundial “Eras Tour” tem mais cinco shows no país. Confira as datas:
-
18 de novembro: Estádio Nilton Santos Engenhão, no Rio de Janeiro
-
19 de novembro: Estádio Nilton Santos Engenhão, no Rio de Janeiro
-
24 de novembro: Allianz Parque, em São Paulo
-
25 de novembro: Allianz Parque, em São Paulo
-
26 de novembro: Allianz Parque, em São Paulo