Fotografia Ambiental: imagem de anta sobrevivente de incêndio no Pantanal vence concurso internacional; veja mais registros premiados

Foto da anta Valente, como foi apelidada, feita pelo profissional Fernando Faciole, mostra o animal com patas enfaixadas após ser resgatado


Por Agência Estado

14/05/2025 às 11h55

A imagem de uma anta que sobreviveu a um incêndio no Pantanal brasileiro venceu uma das cinco categorias do Prêmio de Fotografia Ambiental (Environmental Photography Award) 2025, oferecido pela Fundação Príncipe Albert II de Mônaco.

Na foto, feita por Fernando Faciole e registrada com o nome “Depois das chamas, esperança”, o animal aparece com as patas enfaixadas após ser resgatado em meio ao fogo.

anta valente foto fernando faciole
Registro premiado da anta Valente (Foto: Fernando Faciole)

A foto venceu a categoria “Agentes de mudança, portadores de esperança” do concurso. Apelidado de Valente, a anta macho tinha aproximadamente um ano de idade quando foi retratada. Ela tinha sofrido queimaduras graves nas quatro patas e nas orelhas, e foi resgatada por uma equipe do projeto Onçafari, que atua no Refúgio Ecológico Caiman.

O Prêmio de Fotografia Ambiental foi criado em 2021 para comemorar os 15 anos da Fundação Príncipe Albert II de Mônaco. O objetivo é premiar fotógrafos que usam sua criatividade para conscientizar sobre a necessidade de proteger o ambiente.

Confira, abaixo, mais fotos premiadas no concurso internacional:

prêmio-de-fotografia-ambiental-2025-(9) prêmio-de-fotografia-ambiental-2025-(12) prêmio-de-fotografia-ambiental-2025-(13) prêmio-de-fotografia-ambiental-2025-(1) prêmio-de-fotografia-ambiental-2025-(2) prêmio-de-fotografia-ambiental-2025-(4) prêmio-de-fotografia-ambiental-2025-(3) prêmio-de-fotografia-ambiental-2025-(5) prêmio-de-fotografia-ambiental-2025-(6) prêmio-de-fotografia-ambiental-2025-(7) prêmio-de-fotografia-ambiental-2025-(8) prêmio-de-fotografia-ambiental-2025-(11)
<
>
Foto: Miquel Angel Artús Illana

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.