Após suposto ataque hacker, aplicativo ConecteSUS deixa de apresentar registro vacinal
Site do aplicativo e página do Ministério da Saúde sofreram ataque durante a madrugada
Um suposto ataque hacker aos sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS está causando problemas para os usuários do aplicativo na manhã desta sexta-feira (10). Ao longo das últimas horas, os registros vacinais deixaram de constar na ferramenta, que teria sofrido uma invasão durante a última madrugada. Um grupo reivindicou a autoria do ataque e afirmou que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”.
A mensagem dos supostos invasores apareceu nas próprias páginas do Ministério e do ConecteSUS durante a madrugada. No início da manhã, ela já não constava nos sites, mas eles seguiam inacessíveis.
O ataque teria sido um ransomware, que é um tipo de vírus que sequestra o conteúdo da rede atacada para, posteriormente, cobrar um valor em dinheiro pelo resgate. Geralmente, esses grupos solicitam o pagamento via moeda virtual, o que dificulta o rastreamento.
O ConecteSUS é responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos em diversas cidades, inclusive em Juiz de Fora. Sem a comprovação pelo aplicativo, para o acesso a determinados espaços, será necessário comprovar a imunização pelo cartão vacinal emitido no momento da vacinação.