‘Lua do veado’: entenda o nome e saiba qual melhor horário para observar nesta quinta

Época do ano dá nome à Lua cheia de julho


Por Agência Estado

10/07/2025 às 15h55

Observadores poderão ver no céu a Lua cheia de julho, que nasce nesta quinta-feira (10), e é apelidada de “Lua do veado” (Buck Moon, em inglês) porque coincide com a época do ano em que os cervos machos começam a desenvolver seus chifres.

Também é chamada de “Lua do Trovão”, em referência às tempestades do início do verão no hemisfério norte (onde originou-se o apelido) que ocorrem na época em que ela nasce. Alguns europeus também deram o apelido de “Lua do Feno” – ela aparece quando os fazendeiros coletam a ração.

A Lua cheia de julho atinge seu pico nesta quisnta-feira, às 17h36 (horário de Brasília), mas ela pode ficar mais visível após o pôr-do-sol.

Este ano, a Lua cheia de julho ficará ainda mais “baixa” devido a um fenômeno chamado “Grande Parada Lunar”, que ocorre quando a “gravidade do Sol arrasta a órbita da Lua para sua maior inclinação em relação ao equador”, segundo o site Space.com.

Durante a lua cheia, a Terra fica diretamente entre o Sol e a Lua, permitindo que toda a superfície lunar seja iluminada da nossa perspectiva. Isso significa que não há sombras longas ou relevos dramáticos como os que vemos durante as fases de quarto crescente (crescente e minguante).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.