Pacheco diz que vai dialogar com Executivo, mas com ‘respeito e independĂȘncia’
Senador mineiro Ă© um dos mais jovens senadores a assumir o comando do Congresso
O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta segunda-feira (1Âș) que irĂĄ dialogar com o Poder Executivo, mas que exigirĂĄ respeito aos compromissos assumidos e Ă independĂȘncia do Legislativo. Em seu primeiro discurso no cargo, o parlamentar destacou a independĂȘncia da Casa e prometeu que seguirĂĄ “livre e autĂŽnoma”.
“Ao Poder Executivo, dedicaremos parte significativa de nossos vigores, fiscalizando, deliberando suas proposiçÔes, dialogando para construir o futuro da Nação. PorĂ©m, exigiremos respeito aos compromissos assumidos e Ă independĂȘncia deste Poder Legislativo”, disse em seu primeiro discurso logo apĂłs assumir o comando do Senado e do Congresso Nacional.
Eleito nesta tarde, a candidatura do parlamentar contou com apoio do agora ex-presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), em uma articulação direta com o PalĂĄcio do Planalto. Conforme o Broadcast/EstadĂŁo revelou, o governo liberou um total de R$ 3 bilhĂ”es em verbas extras para deputados e senadores na esteira da negociação polĂtica. AlĂ©m disso, o volume de emendas parlamentares pagar em janeiro foi recorde.
Pacheco tambĂ©m prometeu colaboração ao Poder JudiciĂĄrio e ao MinistĂ©rio PĂșblico e auxĂlio no tratamento dos temas legislativos e aperfeiçoamentos em leis para garantir um funcionamento ĂĄgil das InstituiçÔes. Mas disse, logo em seguida, que cobrarĂĄ respeito Ă autonomia e Ă independĂȘncia do Poder Legislativo, com base na harmonia que existe na Constituição Federal.
O novo presidente fez um agradecimento especial ao seu antecessor, Alcolumbre, durante o discurso. Afirmou que o parlamentar orgulha o Senado pela capacidade de articulação, pela sabedoria ao distinguir quando calar e quando agir. Ele também fez um aceno aos senadores da bancada de Minas Gerais, Estado que o elegeu para o cargo de senador.
VotaçÔes
Pacheco prometeu construir uma pauta em conjunto com lĂderes e plenĂĄrio. Ressaltou que irĂĄ reunir semanalmente o colegiado de lĂderes, inclusive com participação de representante da bancada feminina. Segundo ele, o Senado começarĂĄ jĂĄ nesta quinta-feira (25) a analisar medidas provisĂłrias. Ele, no entanto, nĂŁo especificou qual matĂ©ria serĂĄ submetida ao crivo dos senadores.
O senador Rodrigo Pachec, de 44 anos, Ă© um dos mais jovens senadores a assumir o comando do Congresso. Ele teve 57 votos, contra 21 da candidata Simone Tebet (MDB-MS), que foi abandonada pelo prĂłprio partido na disputa.