Pizza com o selo de qualidade Barbante: saiba como fazer
Sócio e diretor de operações ensina a preparar massa com recheio de Catuperu, mais vendida pela casa
Fundada por imigrantes alemães em 1861, a Barbante é a cervejaria mais antiga de Minas Gerais e a segunda do Brasil. Além das bebidas alcoólicas, o cardápio conta com outras refeições – dentre elas, pizza. Aproveitando que no dia 10 de julho, última quarta-feira, foi comemorado o Dia Mundial da Pizza, a Tribuna visitou a Barbante para experimentar o prato.
O sócio e diretor de operações da Barbante, Bruce Gonçalves, contou à equipe de reportagem o que torna a pizza do restaurante especial. “Além dos ingredientes muito selecionados, usamos uma farinha especial (mais cara). Fazemos uma fermentação longa e tranquila, fora da refrigeração. Depois disso, preparamos as porções e deixamos fermentar mais. No momento de assar, utilizamos o forno à lenha – a cerca de 500 graus. Para finalizar, caprichamos no recheio”, explica.
Bruce ainda dá dicas para quem compra as pizzas da Barbante e as recebe em casa. “Quando ela chegar do delivery, ainda estará quentinha. Caso sobre para o dia seguinte, use um borrifador de água ou molhe a mão com gotículas e passe na borda. Depois, leve ao forno a gás – em 200 graus, pré-aquecido por dez minutos. A pizza ficará crocante novamente, regenerada. Se não tiver forno, pode usar microondas com um copo de água pequeno atrás. Em dois minutos já vai estar pronta para comer.”
Para comer as pizzas, existem duas formas: ir até o restaurante (localizado na Avenida Senhor dos Passos 1.585, São Pedro) na sexta, no sábado ou no domingo na parte da noite ou pedir pelo iFood e pelo delivery próprio da Barbante, na unidade da Avenida Presidente Itamar Franco. Par quem opta por apreciar o prato no próprio restaurante, a experiência conta com música ao vivo. O estacionamento próprio da Barbante é gratuito.
A mais vendida
Para o Receita de Família da Tribuna, a pizza escolhida pela equipe da Barbante foi a Catuperu – a mais vendida da casa. Além da massa especial no restaurante, o recheio é feito com um rolinho de peito de peru recheado com queijo catupiry.
Nesta matéria, você confere como preparar uma massa de pizza com o selo Barbante de qualidade:
Ingredientes da pizza
Massa
- 700 gramas de farinha de trigo peneirada
- 300 mililitros de leite na temperatura ambiente
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 15 gramas de fermento biológico fresco
- 10 mililitros de azeite extravirgem
Recheio
- 250 gramas de queijo mussarela
- 8 fatias de peito de peru
- Queijo catupiry
- 50 gramas de queijo parmesão curado por pelo menos 12 meses
Modo de preparo
Em uma panela, dissolva o açúcar e o sal no azeite, misture e depois jogue o leite para misturar novamente. A partir disso, entre com a farinha e continue mexendo até sovar e deixar a massa totalmente lisa. Quando chegar nesse ponto, deixe-a descansando por duas horas e meia. Lembre de jogar bastante farinha embaixo, na bancada, para a massa não grudar. Ao fim de duas horas e meia, divida a receita em quatro partes iguais e deixe descansando por mais uma hora e meia com um pano umedecido por cima.
Depois, fabrique um rolo e coloque a massa no forno (pré-aquecido a 200 graus) durante cerca de cinco minutos na temperatura de 250 graus. Ela deve virar um “pão” e estufar. Com essa parte pronta, inclua o recheio: molho de tomate, queijo mussarela ralado e faça os rolinhos de peito de peru recheados com catupiry. Faça ainda um trançado por cima, com o mesmo queijo, e depois finalize com o parmesão. É só deixar mais 15 minutos no forno e a receita ficará pronta.
*Estagiário sob supervisão da editora Rafaela Carvalho