Conheça o Ali no Teatro, restaurante que une história e geografia de Juiz de Fora

Estabelecimento fica no Centro da cidade; aprenda a fazer talharim com creme de queijo e isca de contra-filé


Por Bernardo Marchiori*

02/11/2024 às 06h00- Atualizada 02/11/2024 às 14h36

RECEITA DE FAMILIA LEONARDO COSTA 004
(Foto: Leonardo Costa)

Dos muitos estabelecimentos existentes na região central de Juiz de Fora, um restaurante se destaca não apenas pela qualidade de seu produto – a comida – e de atendimento. O nome escolhido para o negócio mistura a história com a geografia da cidade. A ideia de Ali no Teatro foi escolhida bem próxima da inauguração do local.

“Estávamos procurando um nome que fizesse referência ao Cine-Theatro Central, já que a localização do restaurante é bem próxima a ele, mas não encontramos uma forma. Até o momento em que cheguei ao nome da pessoa que nomeia a galeria em que ficamos: Ali Halfeld. Pesquisei a história dele e entendi que teve uma contribuição muito grande para Juiz de Fora. Com isso, resolvi fazer essa brincadeira, que resultou no nome Ali no Teatro”, conta o sócio-proprietário do estabelecimento, Davi Sales, de 36 anos.

Desde o primeiro almoço servido pelo restaurante, já se passou pouco mais de um ano. A ideia surgiu, como relata Davi, a partir de uma vontade própria. “Eu já havia sido dono de outro restaurante. Durante a pandemia, estava trabalhando remotamente com Tecnologia da Informação (TI) em Juiz de Fora. Ao fim dela, precisaria voltar ao regime presencial, no Rio de Janeiro, mas queria continuar na cidade. Uma das soluções foi montar o restaurante, no momento junto com uma prima.”

A culinária do estabelecimento funciona com uma variação de dois ou mais pratos durante todos os dias da semana, além de três outros fixos – que raramente são alterados. Os que não costumam mudar tendem a ser mais populares. Toda sexta-feira, por exemplo, o restaurante serve feijoada e peixe frito com creme de limão. “Mantemos uma variedade no cardápio, mas também oscilamos”, afirma.

Dentre os pratos servidos, um que se destaca é o talharim de massa fresca com creme de queijo e isca de contra-filé – escolhido pela equipe para o quadro Receita de Família desta semana. “É um prato que estamos acostumados a fazer e colocar no cardápio. Gostamos muito de trabalhar com ele, já que o público gosta muito.”

O restaurante funciona servindo almoço de segunda a sexta, entre 11h e 15h, e aos sábados, das 11h às 14h30. Em feriados e domingos, o estabelecimento não abre. O endereço é Galeria Ali Halfeld, 26, Bairro Centro. Mais informações são divulgadas no Instagram do negócio: @restaurantealinoteatro.

RECEITA DE FAMILIA LEONARDO COSTA 005
(Foto: Leonardo Costa)

Talharim com creme de queijo e isca de contra-filé d0 Ali no Teatro

Ingredientes

Por Davi Sales

1 pacote Macarrão Talharim de Massa Fresca Carneiro

3 colheres de sopa de Manteiga

4 dentes de alho picados

500mL de leite

100g de mussarela

150g de requeijão cremoso

1 colher de sobremesa de noz-moscada

500g de contra-filé cortado em Iscas ou cubos

Tempero de alho, sal e cebola

Modo de preparo

Ferva dois litros de água para um pacote de macarrão. Após a fervura, cozinhe de 8 a 10 minutos na água fervente. Após o cozimento, retire e coloque em água fria por 2 minutos e, em seguida, deixe escorrer. Unte o macarrão em azeite para ficar soltinho e deixar em reserva.

Para o molho de queijo, coloque três colheres de sopa de manteiga em uma panela e doure o alho. Em seguida, coloque os 500 mililitros de leite e deixe até ferver. Na sequência, coloque as 100 gramas de queijo mussarela ralado, mexendo bem até ficar homogêneo. Faça o mesmo para o requeijão, finalizando com a noz-moscada.

Por fim, o contra-filé deve ser temperado a gosto com alho, sal e cebola. Refogue em uma frigideira até ficar no ponto de preferência. Depois disso, é o momento de se deliciar. A porção serve três a quatro pessoas.

*Sob supervisão da editora Cecília Itaborahy

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.