Conheça a rotina de cuidados necessários à saúde da mulher
PUBLIEDITORIAL
Médicos membros da Clínica Cindi indicam consulta regular ao ginecologista e realização de exames de imagem para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças
A saúde da mulher exige cuidados e atenção. Ao longo da vida, o corpo feminino passa por muitas transformações, e é necessário acompanhá-las para garantir que o desenvolvimento e o amadurecimento ocorram de forma saudável. A consulta regular ao ginecologista e uma rotina de exames são indicados para realizar este monitoramento de forma segura.
O médico radiologista e membro do corpo clínico da Cindi, Dr. Ary Pinheiro de Barros, explica a relevância dos exames de imagem para a prevenção, o diagnóstico e o acompanhamento da saúde. “São exames que oferecem boa resolução e permitem identificar e rastrear diferentes patologias. Nós sabemos que quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso do tratamento. Por isso, pelo menos uma vez por ano, é necessário realizar estes exames como forma de prevenção.” Ele observa que, no caso de alguma suspeita ou detecção de doença, a periodicidade será redefinida pelo médico que faz o acompanhamento.
Além disso, o especialista destaca que os exames de imagem possuem outras vantagens. “São simples de serem realizados e mais baratos quando comparados a outros tipos de exame. Estes aspectos são importantes, pois os tornam mais acessíveis aos pacientes. Manter uma rotina de exames é fundamental, pois muitas patologias se manifestam de forma silenciosa.”
Entre as doenças mais comuns que afetam as mulheres estão mioma, síndrome dos ovários policísticos, endometriose e câncer de mama. “O câncer de ovário e o câncer do colo do útero são menos comuns, mas também merecem atenção”, alerta o ginecologista com atuação na área de ultrassonografia e membro do corpo clínico da Cindi, Dr. Marcos José Esperança Rodrigues.
Neste sentido, é fundamental se manter atenta a qualquer alteração. “Irregularidade menstrual, cólicas intensas, corrimentos, sangramentos e mudanças no aspecto da mama, como coloração diferente e líquido nos mamilos, devem ser investigados. Se a mulher apresentar algum desses sinais deve procurar o ginecologista”, afirma Dr. Marcos Esperança.
Faixa etária
Desde o início do ciclo menstrual, o ideal é que a mulher faça consultas regulares ao ginecologista como forma de prevenção. A partir do momento em que ela tiver uma vida sexual ativa, deverá realizar o exame Papanicolau, responsável por detectar lesões ou alterações do tecido uterino que indiquem a presença do HPV, cuja infecção pode provocar o câncer de colo de útero. A partir dos 35 anos, é necessária a inclusão de outros exames na rotina de prevenção, como a mamografia.
De acordo com os especialistas, a faixa etária entre 40 e 60 anos é a que costuma apresentar maior incidência de problemas ginecológicos, por isso a atenção ao corpo e os cuidados de prevenção devem ser ainda mais rigorosos.
____________________________________________
Exames de imagens indicados para o acompanhamento da saúde da mulher
Ultrassom transvaginal
Permite avaliar patologias de útero e ovários. “É um exame muito importante e com boa resolução. Está indicado para pacientes desde o início da vida sexual ativa”, define o médico radiologista e membro do corpo clínico da Cindi”, Dr. Waldyr José Abizaid.
Ultrassom pélvico
Também permite avaliar patologias de útero e ovários. “É feito por via abdominal e indicado para pacientes que ainda não tenham vida sexual ativa. A função é a mesma do ultrassom transvaginal, mas a resolução é menor”, compara Dr. Waldyr.
Mamografia
Exame de raio-x que tem como principal intuito prevenir o câncer de mama.
Ultrassonografia das mamas e axilas
Permite uma investigação mais aprofundada de nódulos. “É um exame complementar à mamografia”, analisa o médico ultrassonografista e membro do corpo clínico da Cindi”, Dr. Gustavo Vito Rabelo.
Core biopsia
Tipo de biópsia que utiliza o ultrassom durante o procedimento. “É um exame indicado quando já foi detectado um nódulo suspeito na mama da paciente e é preciso realizar a punção para fazer a análise”, esclarece Dr. Gustavo.
Ultrassom transvaginal com preparo intestinal
Indicado para diagnóstico de endometriose e na preparação para procedimentos cirúrgicos.
Ultrassom transvaginal para controle de ovulação
Indicado para pacientes que desejam engravidar
Densitometria óssea
Mede a densidade mineral dos ossos e, por isso, é indicada para diagnóstico de osteoporose e outras doenças. “A mulher, quando chega na menopausa, tem redução de hormônios e pode desenvolver a desmineralização óssea”, pontua Dr. Waldyr.
____________________________________________
__________________________________
Principais patologias que afetam a saúde da mulher
Mioma
Tumor benigno formado no útero por tecido muscular e fibroso. “A maioria é assintomático e dificilmente evolui para um tumor maligno. Mas se a paciente apresentar muitos miomas ou miomas que sejam grandes pode apresentar sintomas, e, por isso, deve ser avaliada a possibilidade de retirada “, diz Dr. Waldyr.
Síndrome dos ovários policísticos
Distúrbio endócrino que provoca alteração hormonal que leva à formação de cistos nos ovários. “É muito comum e, nestes casos, a mulher costuma apresentar irregularidade menstrual e problemas de pele”, alerta Dr. Marcos Esperança.
Endometriose
Ocorre quando o endométrio, tecido interino do útero, aparece em outros locais que não o de sua origem. A cólica menstrual intensa é um dos sintomas mais comuns.
Câncer de mama
É um dos tipos de câncer mais frequentes entre as mulheres. O sintoma mais comum é o aparecimento do nódulo, por isso, é necessário que a mulher tenha o hábito de realizar o autoexame. “Os estudos da mama estão muito evoluídos. A descoberta da doença no estágio inicial aumenta as chances de cura e também interfere positivamente no tipo de tratamento que a paciente terá”, afirma Dr. Gustavo.
Câncer de ovário
É a segunda neoplasia ginecológica mais comum, atrás apenas do câncer do colo do útero, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No estágio inicial é assintomático.
Câncer do colo do útero
Lesão invasiva provocada pelo HPV. Segundo informações do Inca, “a infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame”.
_______________________________________
_______________________
Prevenção e cuidados
Uma rotina saudável é a melhor forma de evitar doenças. Os cuidados com o corpo e com a mente contribuem para manter uma boa saúde. Confira algumas dicas:
– Mantenha uma alimentação balanceada, rica em nutrientes
– Pratique atividade física regularmente
– Realize alguma atividade para ocupar a mente e reduzir o estresse
– Evite álcool, cigarro e outras drogas
– Mantenha hábitos de higiene e cuidados pessoais
– Tenha boas noites de sono
– Proteja-se nas relações sexuais
– Consulte o especialista para a escolha do melhor método contraceptivo
– Realize o autoexame da mama
– Visite o ginecologista regularmente
– Mantenha em dia a rotina de exames ginecológicos
_____________________________________________
Dê o primeiro passo
A Clínica Cindi realiza todos os exames de imagem indicados para prevenção, diagnóstico e tratamento da saúde da mulher. Comece agora a cuidar da sua saúde. Vale ressaltar que, mesmo quando assintomáticas em seu estágio inicial, as doenças que acometem as mulheres podem ser identificadas. Este diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e a cura.
Rua Rei Alberto, 183, Centro.
Telefone (32) 4009-8999
Unidade Santa Casa de Misericórdia
Avenida Barão do Rio Branco, 3353,
Centro.
Telefone: (32) 3229-2007
Whatsapp: (32) 98897-6906
Instagram: @clinicacindi
Facebook: www.facebook.com/clinicacindi
Site: www.cindi.com.br
e-mail: [email protected]
Horário de funcionamento:
Segunda à sexta: 7h às 19h
Sábado: 8h às 12h