Estudante: o que você deve saber antes de locar um imóvel
PUBLIEDITORIAL
Setor 1, primeia rede imobiliária da Zona da Mata, orienta jovens que estão de mudança para Juiz de Fora e procuram um imóvel para morar durante o período de estudo

Para o setor imobiliário, janeiro é um dos meses de maior procura pelos serviços de locação de imóveis. A principal demanda vem de jovens que estão de mudança para a cidade para dar continuidade aos estudos, seja no ensino médio ou no ensino superior, o que reforça ainda mais a vocação de Juiz de Fora como polo estudantil. Acontece que, muitas vezes, pelo fato de não terem experiência, esses estudantes acabam tendo muitas dúvidas na hora de escolher um imóvel que melhor atenda às suas necessidades. Por isso, a Setor 1, primeira rede imobiliária de Juiz de Fora e região, reservou algumas dicas que podem auxiliar bastante neste momento tão importante da vida.
“A primeira coisa que ouvimos deles é que querem morar perto da faculdade ou da escola onde vão estudar. Só que, às vezes, com o “morar perto”, o estudante acaba por enfrentar alguns problemas, como subir morro ou ter que andar a pé por muito tempo. Portanto, a primeira dica é: veja quais são as rotas de ônibus que atendem o local de estudo. Dependendo dessa oferta, ele não precisa morar ao lado da faculdade ou da escola. No caso da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por exemplo, o aluno não tem que, necessariamente, optar pelo São Pedro. Pode escolher outros bairros que tenham linhas de transporte urbano que o leve para o campus”, destaca um dos gestores da Setor 1, Julio Ribeiro.
Outra dica, segundo a também gestora da rede, Márcia Lombardi, é observar questões relativas à segurança. “Quando o estudante mora sozinho, o imóvel tende a ficar desocupado por mais tempo, logo, evite escolher um apartamento que fique no primeiro andar do prédio. Assim que se mudar, a primeira coisa a fazer é trocar as fechaduras, pois pode acontecer da chave do imóvel ficar disponível em mais de uma imobiliária, podendo gerar alguns transtornos”, comenta.
Márcia alerta, ainda, para outro detalhe: o caminho de acesso para o imóvel. “É importante verificar se o imóvel fica em uma rua escura, com pouca iluminação, e deserta. Muita gente pergunta se ‘tal bairro é seguro’, e respondemos que, por mais que existam locais mais perigosos, isso o não é uma regra. A segurança é o cuidado que você toma, não tem muito o que fazer. Indicamos sempre optar por um imóvel que fique próximo de mercado, farmácia e outros estabelecimentos de comércio e serviço, tanto para ter um movimento quanto para ter mais essa facilidade.”

Portaria e república
Na maioria das vezes, os familiares dos estudantes preferem prédios que possuem o serviço de portaria 24 horas. Mas, conforme Julio, isso tem um custo a mais, que vai depender do orçamento. “Claro que ter um porteiro é muito mais seguro, mas hoje existem muitas alternativas, como a portaria remota e com uso de câmeras de segurança”, aponta.
Outra medida a se levar em conta é o regime interno do prédio, como horários e restrições, sobretudo em relação às repúblicas, ou seja, se permite que o apartamento possa ser dividido com outros estudantes, barateando ainda mais as despesas.
Vantagens de alugar seu imóvel pela Setor 1
A vantagem de alugar um imóvel diretamente com a imobiliária é que o inquilino terá onde recorrer caso se depare com algum problema, um suporte que nem sempre está disponível quando o contrato é feito direto com o proprietário. Na Setor 1, o cliente tem acesso a um aplicativo que facilita o contato entre ele, a imobiliária e o proprietário do imóvel, o OWLY. Nesta plataforma, o inquilino pode acessar dados como o contrato e a vistoria do imóvel, receber boletos, verificar informações como data de renovação do contrato e reajustes programados e, ainda, relatar problemas com o imóvel e solicitar reparos, sem a necessidade de ficar ligando para a imobiliária. Mediante este contato, o problema é resolvido de forma ágil e eficaz.
Sobre a Setor 1
A Setor 1 tem como objetivo despertar um novo olhar para o fomento de negócios imobiliários na cidade e região, seja para compra, venda ou aluguel de imóveis. A ideia é reunir imobiliárias que querem potencializar seus resultados, trabalhando em rede para que todos os envolvidos possam crescer e compartilhar resultados. A rede Setor 1, atualmente, é formada por cinco imobiliárias renomadas e experientes de Juiz de Fora: Universal Imóveis, Ribeiro & Arrabal, Dom Imóveis, Alicerce Negócios Imobiliários e Almeida Polini Negócios Imobiliários.