Ensino híbrido, a nova cara da educação em Juiz de Fora
PUBLIEDITORIAL
Como a Rede de Ensino Conexão se adequou às mudanças impostas pelo isolamento e se prepara para um ano pós-pandemia
O ano de 2021 reserva muitas mudanças para o ambiente escolar. Os desafios vão desde liquidar possíveis perdas no processo de aprendizagem até saber aproveitar experiências positivas vivenciadas ao longo da adoção da modalidade de ensino on-line. Pensando nisso, a Rede de Ensino Conexão, que oferece desde o ensino maternal ao pré-vestibular/Enem, inicia uma série de reportagens especiais para tratar do ensino em um ano pós-pandemia.
Experiências coletivas de grande impacto sempre tiveram o poder de remodelar o mundo, e a história é prova disso. Escolas de ensino regular precisaram, às pressas, readequarem as aulas ao ensino à distância para que o aprendizado pudesse continuar. Há 20 anos no mercado com propósito de formar jovens promissores e que possuam uma visão crítica e um alto poder de influência, nos mais diversos setores da sociedade, o Conexão aposta a partir de agora no ensino híbrido, que consiste em um sistema de formação no qual uma parte do aprendizado ocorre de maneira presencial e a outra on-line
Capacitação e acompanhamento
Com metodologia baseada em três pilares (qualidade, exclusividade e inovação), entendendo cada aluno como único, além de compreender suas necessidades e mostrar que ele é o condutor de sua aprendizagem, a Rede de Ensino Conexão está totalmente adaptada à nova realidade imposta pela pandemia e, por isso, irá possibilitar ensino presencial e remoto de forma simultânea.
Caso o aluno falte à aula por algum motivo, ele poderá assistir ao conteúdo ministrado, em tempo real, de sua própria casa, a partir do 1º ano do Fundamental I (anos iniciais). Para isso, todos os profissionais foram submetidos à capacitação e formação. A Rede utiliza ainda uma estratégia pedagógica espiral, que propõe que um assunto seja revisitado pelo estudante ao longo da sua vida escolar, trabalhando com diferentes níveis de complexidade e, consequentemente, estimulando o aprofundamento dos conhecimentos.
Desde a determinação do isolamento social pelas autoridades de saúde, as unidades passaram a ministrar as aulas integralmente de forma on-line, praticando a mesma grade curricular e respeitando a carga horária. O material pedagógico foi ofertado de maneira impressa e em formato digital. Desde então, a escola vem acompanhando o comportamento de toda a comunidade escolar, incluindo professores, alunos, colaboradores, pais e responsáveis. A fim de diminuir os impactos causados pelo isolamento social, o Conexão promoveu lives com psicólogos e colaboradores, direcionadas para alunos e pais tirarem suas dúvidas.
Tecnologia eficiente
Para o diretor administrativo da Rede de Ensino Conexão, Emerson da Cunha Vianna, a grande conquista foi a escola ser a protagonista deste novo modelo de aulas. “Ao longo do tempo, nos aprimoramos e hoje podemos afirmar que usamos as melhores ferramentas e tecnologias para atender esta nova realidade. Seguiremos usando softwares como o MATIFIC (tecnologia importada de Israel), além da plataforma PLURALL, Google Hanghout.”
Todas as salas de aulas terão mediadores que farão a integração entre professores, alunos presenciais e alunos on-line. “Caso sejam diagnosticadas lacunas no aprendizado, adotaremos ações personalizadas para cada aluno. Aplicaremos avaliações para implantar medidas de nivelamento de acordo com o perfil de cada um. Em alguns segmentos, a equipe técnica pedagógica percebeu a necessidade de aumento da carga horária, já que adotamos o modelo em espiral de aprendizagem”, destaca.
Uma escola completa e segura
O Sistema Anglo de Ensino, do qual o Conexão faz parte, oferece estrutura pronta para esta nova realidade. “A Rede tem o privilégio de ser detentora de uma equipe de docentes altamente qualificada, razão pela qual rapidamente se adaptou ao novo modelo, podendo oferecer o mesmo padrão virtual e presencial. Neste momento, observa-se a importância de uma escola completa, onde há continuidade entre os segmentos, e os nossos profissionais podem interagir entre si, ajustando os conteúdos que se fizerem necessários”, informa Emerson Vianna.
A instituição possui quatro unidades, duas no Centro, uma em Nova Era e outra em São Mateus, com áreas amplas, dispondo de auditório, cantina, área de convivência e salas temáticas. As unidades da Rede de Ensino Conexão foram cuidadosamente preparadas de acordo com os protocolos de saúde orientados pelo Ministério da Saúde e pelo município. Aqueles que optarem pelo ensino presencial terão acesso a tapetes sanitizantes, máscaras face shield, dispenser de álcool em gel, lavatórios distribuídos na entrada e em pontos estratégicos, medidor térmico e o suporte ininterrupto de profissional da área de saúde.
Site: colegioconexao.com.br
Instagram: @colegioconexaojf
Facebook: /colegioconexaojf
Telefone: (32) 3691-9902