Rede de serviços em Saúde Mental tem residência aprovada pelo MEC
PUBLIEDITORIAL
Inscrições começam no fim do mês; especialização com duração de três anos terá início em março
Médicos interessados em se especializar na área de saúde mental passam a contar, a partir deste ano, com mais uma residência em psiquiatria na cidade. A Vila Verde, especializada em oferecer assistência em saúde mental a pacientes com algum sofrimento ou transtorno mental e problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer o Programa de Residência Médica em Psiquiatria.
Segundo a direção da Vila Verde, a aprovação da residência é resultado de um extenso trabalho realizado em Juiz de Fora e região no campo da saúde mental, com a atuação de equipe interdisciplinar, que oferece ao paciente o tratamento individualizado.
Conforme o coordenador do Programa de Residência Médica da Vila Verde, Clóvis Melo, em três anos de formação, o curso vai proporcionar ao profissional treinamentos nos mais diversos cenários de práticas e subespecialidades da Psiquiatria. “Nosso programa objetiva oferecer aos profissionais médicos uma formação baseada em princípios que consideram os aspectos biológicos, psicológicos e sociais dos usuários, possibilitando assim a compreensão do ser humano de forma ampla e da atuação em Psiquiatria“, explicou Clóvis.
Para obter esse credenciamento do MEC, representantes da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) visitaram a Vila Verde em outubro do ano passado. Foram verificados aspectos estruturais e pedagógicos, com as devidas abordagens teóricas e práticas. Todo o projeto apresentado foi aprovado e está em conformidade com as diretrizes da Comissão e do Ministério da Educação.
Para a vivência no setor público, a Vila Verde firmou um convênio com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), permitindo que os residentes façam estágio nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), por exemplo. Outra parceria é com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para que os médicos tenham contato com a área acadêmica e outros ambientes de prática. “Com as parcerias institucionais firmadas podemos apresentar um espectro bastante amplo dentro das possibilidades de aprendizado para formar um profissional capaz de entender, e atender, as mais diversas demandas oferecidas pela psiquiatria”, destaca o consultor técnico da Vila Verde, Renato Lobo.
Inscrições
As inscrições começam no dia 30 de janeiro e seguem até 27 de fevereiro e devem ser feitas pelo site da Strix Educação (www.strixeducacao.com.br), organizadora do processo seletivo. O candidato fará uma prova, que vai abranger as cinco áreas básicas da medicina: medicina preventiva, ginecologia e obstetrícia, cirurgia, pediatria e clínica médica. O resultado da seleção e o início das aulas vão acontecer em março.
Serviços em Juiz de Fora
A Vila Verde oferece uma rede integrada de serviços em saúde mental com diferentes graus de complexidade, seguindo as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde. Segundo o diretor administrativo da Vila Verde, Glauco Corrêa de Araújo, o trabalho das diferentes equipes permite a oferta de uma ampla gama de atendimentos para tratar cada pessoa em local e momento adequados. “Cada paciente recebe atendimento diferenciado, o que chamamos de PTS (Plano Terapêutico Singular), que são estratégias e planos terapêuticos individualizados para cada caso, contando com a atuação interdisciplinar dos profissionais”, afirma.
A rede de atendimento da Vila Verde possui quatro unidades assistenciais em Juiz de Fora (ver quadro). Entre os serviços oferecidos estão: pronto atendimento psiquiátrico com funcionamento 24 horas para casos de urgência/emergência; leitos para internação; ambulatório multiprofissional para agendamento de consultas; hospital-dia para assistência continuada e monitoramento, e um centro de convivência e cultura (CultArt) onde o paciente participa de atividades lúdicas, artísticas, culturais e esportivas, que visam fortalecer a autoestima e a confiança, princípios vitais ao tratamento. Além disso, a Vila Verde possui o serviço de Residências Terapêuticas (SRT) e as moradias assistidas. O paciente pode buscar pelo atendimento de duas formas: pela unidade de urgência/emergência e pelo agendamento de consultas na unidade ambulatorial. Ele também poderá ser acolhido nas outras unidades e, após avaliação, direcionado para o tratamento mais adequado.
Além de atendimento médico e psiquiátrico, a Vila Verde conta com equipe multidisciplinar, incluindo educadores físicos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas em álcool e drogas, fisioterapeutas, oficineiros, farmacêuticos, enfermeiros e assistentes sociais, um total de 230 profissionais em toda a rede. A instituição ainda possui 24 convênios e serviços particulares.
Unidade em Campos dos Goytacazes
No final de 2018, a Vila Verde inaugurou uma unidade no Estado do Rio de Janeiro, um hospital-dia em Campos dos Goytacazes, cujos princípios de atendimento e de assistência são os mesmos dos praticados em Juiz de Fora. A escolha do município, de acordo com o seu diretor administrativo, ocorreu devido ao fluxo de pacientes daquela região que procura o serviço em Juiz de Fora. “Buscamos parcerias com médicos psiquiatras de Campos, que conhecem a realidade do local. Mais do que inaugurar uma nova unidade e expandir territorialmente, é saber que o nosso trabalho assistencial pode ser desenvolvido em outro estado. E é isto que esperamos dos nossos residentes: que eles mergulhem nos processos de aprendizagem e prática e sejam agentes multiplicadores desse modelo de assistência em saúde mental”, afirma Glauco.