Emagrecimento sustentável é estratégia para fazer as pazes com o corpo
PUBLIEDITORIAL
Farmacêutico alerta para os perigos das dietas restritivas e defende mudança no comportamento perante a alimentação
É difícil não conhecer alguém que já tenha feito todos os tipos de dieta e, mesmo assim, não se sentir satisfeito com os resultados. A verdade é que existe muita gente travando verdadeiras batalhas com a sua forma física e disposta a fazer de tudo para acabar com esse sofrimento. O problema é que, nem sempre, tais estratégias fazem bem ao corpo. Para mostrar que manter a saúde e a forma física não precisa ser um bicho de sete cabeças, o farmacêutico clínico Vinícius Soares criou uma metodologia baseada no emagrecimento sustentável, que ocorre por meio de um processo prazeroso, permanente e sem precisar fazer restrições.
Segundo o profissional, que possui especialização em Farmacologia Clínica e mestrado em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF), os principais fatores que levam uma pessoa a iniciar uma dieta são: insatisfação com próprio corpo (olhar-se no espelho e não gostar do que vê), redução de energia para as atividades do dia a dia e melhora da saúde. Já o fator que mais leva à desistência é não conseguir segui-la de forma natural, sem sacríficos. “Na realidade, o emagrecimento tem que se adaptar a sua rotina, não o contrário”, ressalta.
O emagrecimento sustentável é aquele que a pessoa consegue fazer tranquilamente, vivendo sua vida normal, sem abrir mão dos seus finais de semana e da sua vida social. “O emagrecimento sustentável se dá pela mudança comportamental em relação ao alimento, e essa mudança fará com que as pessoas quebrem o terrorismo alimentar e consigam se alimentar de forma normal e natural, afinal o alimento está aí é para se comer. Tendo isso bem estruturado, a pessoa conseguirá ser consistente no processo, já que é a consistência que leva ao resultado”, destaca Vinícius.
Risco das dietas malucas e consciência alimentar
O grande problema das dietas malucas é o fato de não serem sustentáveis. E, como consequência, podem provocar danos à saúde que vão do efeito sanfona até transtornos alimentares, que afetam tanto a mente quanto o corpo, abrindo espaço para doenças como anorexia e compulsão alimentar. “Nosso corpo precisa de nutrientes, que são essenciais para fazê-lo funcionar corretamente, coisa que as dietas malucas ficam muito a desejar. Normalmente essas dietas zeram os carboidratos, que são vitais para a nossa saúde física e mental”, alerta Vinícius.
Outro mito que deve ser combatido é o fato de associar um estilo de vida saudável a comer apenas aveia, frutas, água e carnes brancas. “Ter um estilo de vida saudável é saber que, sim, alimentos mais nutritivos são importantes para nossa saúde física e que alimentos pouco nutritivos, como lanches e doces, fazem bem para nossa alma e mente. Afinal, o corpo não funciona sem a mente.”
E para trazer essa consciência, a estratégia de trabalho de Vinícius em sua clínica é focar no comportamento alimentar. “Muitas pessoas têm dificuldade em equilibrar suas emoções em relação ao alimento. Então, minha principal estratégia é quebrar mitos e terrorismos alimentares, promovendo uma mudança comportamental. Por isso não utilizo plano alimentar, como cardápio ou dieta, pois acredito que isso não emagrece, pelo contrário, engorda”, defende.
Para auxiliar neste processo, o farmacêutico trabalha na elaboração de formulações 100% naturais que facilitam essa mudança, partindo do princípio que, na maioria das vezes, as pessoas não conseguem sozinhas. “Gosto sempre de frisar que as fórmulas não são pílulas mágicas, apenas auxiliam no processo. O que existe é um trabalho bem feito e um paciente determinado em atingir seus objetivos”, finaliza.
Casos antes e depois do acompanhamento na Clínica Dr. Vinícius Soares:
Dr. Vinícius Soares
Av. Rio Branco, 2.555, sala 1408, Centro, Juiz de Fora (MG)
Informações e agendamento de consultas pelo telefone ou WhatsApp (32) 98853-5254
Facebook: /drviniciusemagrecimento
Instagram: @dr.vinicius.soares