Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Solus Oncologia comemora Selo de Ouro

PUBLIEDITORIAL

Há seis anos atuando em Juiz de Fora, clínica conquista certificação de excelência


Por Solus Oncologia

13/10/2019 às 07h00- Atualizada 14/10/2019 às 18h10

Dr. Alexandre Ferreira, Aline Trombert, Glauco Araújo (Diretor de Relacionamento e Mercado da Unimed) Dra. Tatyene Nehrer e Lívia Hallack (Fotos: Divulgação)

Como prova de excelência em seu atendimento, a Solus Oncologia comemora o recebimento do Selo de Ouro no Programa de Qualificação e Relacionamento da Unimed, conquistado em setembro deste ano. A auditoria foi realizada em março, com a avaliação de quatro setores: segurança, conforto, complexidade e resolutividade. “Essa conquista é um reconhecimento pela qualidade e segurança assistencial, que confirma o principal objetivo da clínica: o cuidado com o paciente”, destaca Aline Trombert, administradora da Solus.

Fundada em 2013, o espaço foi a concretização do sonho de quatro médicos – Alexandre Ferreira, João Carlos Arantes Junior, Jordana Bretas e Tatyene Nehrer – em realizar um atendimento acolhedor aos pacientes da Oncologia. E nestes primeiros seis anos, a Solus avançou bastante. Passou de quatro para 14 sócios e ampliou o número de especialidades. Além da oncologia clínica, com as médicas Dra. Tatyene Nehrer de Oliveira, Dra. Milena Ribeiral Matos e Dra. Tatiane Neto Barbosa, há também atendimento nas áreas de oncologia pediátrica, radioterapia, mastologia, ginecologia, urologia, odontologia oncológica, cirurgia oncológica, hematologia, cirurgia do tórax, nutrição e oncogenética, especialidade médica que avalia geneticamente e acompanha famílias com risco aumentado de câncer.

A Solus oferece ainda serviço de psico-oncologia, preservação da capacidade reprodutiva em pacientes oncológicos, hormonioterapia, quimioterapia, pulsoterapia, imunoterapia, bisfosfonatos, mielograma, heparinização de cateter totalmente implantado, biópsia de medula óssea, acompanhamento com equipe interdisciplinar, orientações farmacêuticas e atendimento nutricional e fisioterapêutico.

Pioneira na região a oferecer a touca de crioterapia, que reduz a queda de cabelo em pacientes que fazem quimioterapia, a clínica recebeu, no início deste mês, um novo equipamento ainda mais eficaz. Durante o tratamento o paciente veste uma touca acoplada a um equipamento que foi projetado para garantir fluxo de ar extremamente frio, em torno de -35°, em 100% da área ocupada pelo couro cabeludo. Mantém-se a mobilidade do paciente, garantindo assim maior conforto.

<
>

Capacitação e empatia

“Solus é uma palavra do latim, que significa único/só/sozinho, e representa o momento vivenciado pelo paciente na descoberta do câncer. Ao mesmo tempo, remete a situações como ‘solidariedade’, ‘solo’ (como um chão firme) e ‘solução’. Neste contexto, a equipe Solus se apresenta como apoio aos seus pacientes e familiares, ajudando-os a vivenciar esse momento de forma mais humanizada”, relata Aline Trombert.

“Trabalhar em oncologia significa lidar com a intensidade, seja acerca das emoções agradáveis ou dos sofrimentos”, completa a psicóloga da Solus, Adriana Paes. “É preciso desenvolver a capacidade de lidar com fortes pressões, pois a doença ainda carrega um estigma da morte e do sofrimento muito intenso, apesar de toda a evolução da medicina e das possibilidades de cura em muitos casos, com o desenvolvimento de novas drogas e tratamentos mais eficazes.”

Para trabalhar com oncologia é preciso estar sempre se atualizando. Por isso, a Solus proporciona a educação continuada de seus funcionários. Quanto ao avanço científico, a clínica mantém parceria com um grande centro de pesquisa no Brasil para avaliação de protocolos de oncologia. A Solus é também parceira de uma clínica que oferece atividade física personalizada para os pacientes da oncologia. Eles são avaliados por um médico especialista em medicina esportiva, e os exercícios são planejados individualmente.

Garantia de qualidade

O Selo de Qualidade Assistencial segue a metodologia SCORE Rede, reconhecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para a avaliação da qualidade da rede prestadora de serviços. Cada prestador auditado recebe, através da operadora, um certificado com seu nível de segurança, conforto, complexidade e resolutividade.

Conforme a farmacêutica Lívia Hallack, “várias características colaboraram para que a Solus conquistasse esse selo”. Desde os requisitos básicos, como ter todos os alvarás e as documentações em dia, além de ter os fluxos de trabalho bem definidos, o que garante uma assistência segura, estando sempre de acordo com as normas do Ministério da Saúde. O espaço também tem um Núcleo de Segurança do Paciente implantado com medidas ativas bem apresentadas pela equipe assistencial.

Os profissionais também fazem utilização de indicadores como forma de mensurar a qualidade da assistência e identificar oportunidade de melhorias, além de cumprir com organização e prontidão na apresentação de todas as comprovações exigidas pela equipe de avaliação do IAG (Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde).

Endereço: Rua São Sebastião 867, Juiz de Fora – MG
Tel: (32) 3512-3333

WhatsApp (32) 99841-8801 – exclusivo para agendamento

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: das 7h às 19h30
Sábado: das 8h às 13h

Diretora Técnica: Dra. Tatyene Nehrer de Oliveira – CRM/MG 34218



Desenvolvido por Grupo Emedia