Albert Sabin: Referência no atendimento materno-infantil
PUBLIEDITORIAL
Com tradição de três décadas, Albert Sabin se destaca na cidade e região pelo serviço humanizado aliado à tecnologia necessária para oferecer um bom cuidado
Um serviço humanizado é o que define a assistência materna e infantil do Hospital Albert Sabin. Ao longo de quase três décadas, a entidade preza por agregar à sua equipe médicos e demais profissionais de saúde capacitados em acolher seus pacientes, sobretudo o binômio mãe-bebê. Nos últimos anos, o Sabin tem feito investimentos em seu Setor Materno-Infantil, que engloba os serviços de obstetrícia e ginecologia, berçário, unidade de internação pediátrica e a UTI Neonatal e Pediátrica, oferecendo atendimentos personalizados, individualizados e dentro das normas técnicas do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Mãe: a protagonista
Uma das grandes bandeiras levantadas pelo Albert Sabin é a respeito do parto humanizado, independente se ele ocorra pelas vias naturais ou por meio da cesariana. A primeira medida é colocar a mãe como protagonista de todo o processo, dando a ela o poder de traçar um “plano de parto”, escolhendo a forma de nascimento do seu bebê. Para isso ela conta com todo o auxílio e suporte da equipe do hospital, que possui qualificação técnica para atuar da maneira como a mulher desejar.
Segundo a médica obstetra e membro da equipe de Obstetrícia do Sabin, Mariana Sirimarco, as gestantes que escolhem realizar seu parto no hospital têm acesso ao Espaço de Parto Humanizado, um quarto todo preparado e equipado para atender às demandas da mãe, com controle de luminosidade, térmico e acústico, para que o momento do parto seja uma experiência cheia de afeto e alegria.
“Temos toda a tecnologia necessária para oferecer um bom cuidado materno e fetal. Nossa equipe é preparada para respeitar o desejo da mãe, oferecendo a ela todo o suporte que ela precisa. Neste quarto, ela pode optar por realizar o parto na água, pois dispomos de uma banheira de hidromassagem, e de outros instrumentos como banqueta de parto e bolas de bobat, que permitem a elas encontrarem a melhor posição para o nascimento do bebê e ajudam na condução do trabalho de parto “, destaca Mariana.
Durante todo esse processo, a mãe conta com equipe médica e de enfermagem, além da presença do pai ou acompanhante, e da doula. Mas os cuidados não acabam depois do parto. Neste momento, a equipe preza por estreitar ainda mais os laços. Imediatamente o bebê é colocado para mamar no peito, uma forma de incentivar e estimular o aleitamento materno exclusivo. Mãe e bebê permanecem juntos, no alojamento conjunto, durante todo o período de internação.

UTI Neonatal: pioneirismo e serviço de referência
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica do Hospital Albert Sabin firmou posição entre as melhores do estado de Minas Gerais, inclusive, foi a primeira UTI Neonatal implantada na região. Neste espaço, o cuidado é direcionado aos recém-nascidos de alto risco, prematuros e bebês que necessitam da tecnologia para segurança em eventuais intercorrências até o momento de alta hospitalar.
O setor é composto por dez leitos. A equipe de profissionais é multidisciplinar, com médicos pediatras especialistas em Cardiologia, Neurologia, Neurocirurgia, Cirurgia Pediátrica, Oftalmologia, Endocrinologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica, Ortopedia e Oncologia Pediátrica, além de enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos.
De acordo com a coordenadora da UTI Neonatal e Pediátrica do Sabin, a médica pediatra Fabiana Noguères, o setor oferece suporte a recém-nascidos com complicações perinatais e prematuros extremos, bem como suporte ventilatório avançado, inclusive a ventilação oscilatória de alta frequência, para casos de insuficiência respiratória grave; além do protocolo de hipotermia terapêutica para recém nascidos asfixiados.
“Temos uma UTI com tecnologia de ponta que preza pela ciência e humanização, além de projetos para o tratamento multidisciplinar para o desenvolvimento dos recém nascidos, como o Projeto Polvo Terapêutico, Canguru, Redinha, Corujinha e Mínimo Toque. Temos outros que ressaltam o neurodesenvolvimento infantil por meio da música, como a Hora do Soninho e Musicoterapia.”
A médica pediatra adianta que o setor estuda, em conjunto com a equipe de Projetos do Hospital, uma tecnologia que envolve a reprodução da voz materna/paterna/irmãos em frases ou canções por meio de um aparelho instalado dentro da incubadora do recém-nascido ou no leito da criança internada, o que auxilia e aproxima dos seus familiares.
Ainda no Setor Materno-Infantil, são oferecidos Plantão Obstétrico, com atendimento 24 horas, e Plantão Pediátrico de Urgência, onde as famílias são acolhidas em ambiente especial, decorado para entretenimento das crianças.
28 anos trazendo modernidade à assistência hospitalar
O Hospital Albert Sabin acaba de completar 28 anos de história e, desde os seus primeiros meses de funcionamento, colocou-se na vanguarda da área de assistência médica hospitalar. Além da implantação da primeira UTI Neonatal da região, também foi a primeira entidade particular de Juiz de Fora a realizar cirurgias de alta complexidade, como cirurgias cardíacas, transplante renal e procedimentos cirúrgicos em neonatos prematuros.
Vocacionado para a construção de grandes parcerias, o Sabin orgulha-se em abrigar em seu espaço físico serviços médicos e de apoio diagnóstico que são referência em suas respectivas competências, dentre elas Sabincor, Ultrimagem, Gastrocenter, Laboratório Côrtes Villela e nova unidade da Clínica de Oxigenoterapia Hiperbárica O2. O objetivo é agilizar a realização de exames, facilitando o diagnóstico, assegurando rápido tratamento e recuperação ao paciente.
A estrutura física do hospital foi reformulada para trazer conforto, tranquilidade e atendimento humanizado aos seus pacientes. Estão sendo entregues a nova recepção e a readequação do setor de internações. Recém-inaugurados, os apartamentos, amplos e modernos, possuem, além de toda tecnologia e conforto da hotelaria hospitalar, iluminação natural, o que tende a reduzir a sensação de confinamento. Esse espaço mais amplo beneficia a acomodação e a locomoção do paciente e do acompanhante.
Em breve, o Hospital vai inaugurar seu novo Centro Cirúrgico, que será uma das estruturas mais modernas do país, com equipamentos de última geração e arquitetura hospitalar de alta qualidade. Com as seis novas salas, a instituição passará a contar com o total de dez salas disponíveis e preparadas para receber todos os tipos de cirurgias.
Equipe multidisciplinar capacitada
O corpo clínico do Sabin é altamente capacitado e tem à disposição tecnologia de ponta para a realização dos atendimentos. As unidades de internação do hospital são divididas entre Apartamentos, Enfermaria, Centro Cirúrgico, CTI Adulto, CTI Neurológico e Unidade de AVC, CTI Cardiológico, UTI Neonatal e Infantil, Unidade da Mulher e da Criança, Berçário, Espaço de Parto Humanizado, Unidade de Terapia Infusional.
O Albert Sabin possui Pronto Atendimento 24 horas nas especialidades de clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria e também recebe casos de cardiologia das 10h às 22h. Em 2019, recebeu a certificação de Acreditação Excelência – Nível 3, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o que reforça seu principal foco, que é no respeito e no compromisso de cuidar da saúde dos pacientes de Juiz de Fora e região.
Atendimento 24 horas
Endereço: Rua Dr. Edgar Carlos Pereira, 600, Santa Tereza
Telefone: (32) 3249-7000
Site: www.sabinjf.com.br
Facebook: www.facebook.com/sabinjf