Solus Oncologia disponibiliza moderno tratamento para alopecia

PUBLIEDITORIAL

Mais tecnologia, menos queda: Pioneira em crioterapia na região, clínica solus inova mais uma vez ao adquirir equipamento mais moderno para reduzir a perda de cabelo durante a quimioterapia


Por Solus Oncologia

01/12/2019 às 07h00

FACHADA2

A alopecia, que consiste na queda de cabelo, é um dos efeitos colaterais mais comuns sentidos por quem passa pela quimioterapia, sendo uma etapa do tratamento que pode atingir a autoestima do paciente, podendo deixá-lo ainda mais vulnerável. Contudo, já existem tecnologias que conseguem minimizar essas reações, e a mais moderna delas está na Solus Oncologia, referência no diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer, e pioneira em crioterapia na região. A clínica inova mais uma vez e oferece aos seus pacientes o Sistema Capelli, um equipamento moderno e que está presente nos principais centros de referência do país, apresentando resultados superiores e mais satisfatórios na redução da queda capilar durante o processo.

“Quando recebemos um paciente com indicação para a realização da quimioterapia, a queda de cabelo é sempre uma das primeiras questões a surgir entre ele e a equipe. Esse paciente chega com o contexto psicossocial afetado, pois, além de ter que enfrentar os efeitos colaterais clássicos da quimioterapia, precisa lidar com o distúrbio da autoimagem, que acaba sendo afetada com a queda de cabelo. A crioterapia do couro cabeludo é uma alternativa de preservar, o quanto possível, a imagem daquele indivíduo antes da doença, bem como sua vaidade”, destaca a médica especialista em Oncologia da Solus, Dra. Tatiane Neto Barbosa.

A diferença entre o sistema antigo para o Sistema Capelli está em uma metodologia que traz mais conforto ao paciente. Antes, o método ocorria por meio de um capacete hipotérmico feito de hidrogel, que ficava congelado a uma temperatura de 30 graus negativos. Durante aplicação, esse capacete descongelava e aumentava a temperatura, necessitando uma troca por outro congelado a cada meia hora para manter o resfriamento adequado. “Além disso, o descongelamento produzia umidade e acabava molhando a roupa do paciente, o que aumentava a sensação de frio. No Capelli, o sistema é de refrigeração eletrônica, composto por uma touca rígida feita em plástico e revestida de espuma térmica. Entre o couro cabeludo e a touca, a temperatura do ar gelado varia de 20 a 35 graus negativos. O frio extremo, circulante, mantém a temperatura do couro cabeludo entre 9 e 17 graus, sem a necessidade de troca da touca. Com isso, a variação de temperatura não ocorre e, por não haver descongelamento, não há umidade local e a roupa do paciente permanece seca “, explica a médica.

Solus Equipamento de Crioterapia 01
Equipamento de Crioterapia

Por que ocorre a alopecia?

Nem todos os tratamentos quimioterápicos provocam queda de cabelo. Segundo Tatiane, esta reação depende do tipo de droga utilizada. “A quimioterapia é um remédio que, na maioria das vezes, é administrado pela veia do paciente, portanto, cai na corrente sanguínea e percorre todo corpo, o que acaba por causar alguns efeitos colaterais indesejáveis, como a queda de cabelo.” Ainda conforme ela, esses medicamentos têm maior afinidade pelos tecidos de alta atividade e que se multiplicam rapidamente, como é o caso do folículo piloso, ou seja, o capilar. “Quando a quimioterapia chega até ele, causa um dano que tem como consequência a perda de cabelo. A crioterapia capilar causa a vasoconstrição no couro cabeludo, o que faz com que o folículo piloso receba menos sangue com o agente antineoplásico, diminuindo o dano e a probabilidade da queda”, pontua Tatiane.

Indicação de tratamento e acesso

Para que o Sistema Capelli seja indicado para o paciente, seu regime de tratamento precisa passar por uma avaliação. Ainda nesta etapa, são levados em conta os critérios eletivos para a crioterapia. “Estando o paciente submetido a um protocolo terapêutico que cause alopecia e que não possua incompatibilidade com baixas temperaturas, como é o caso de algumas drogas, ele pode ter acesso à crioterapia”, ressalta a médica, acrescentando que alguns protocolos de quimioterapia são mais adequados para o uso da crioterapia e possuem melhores resultados. “Contudo, pacientes que recebem regimes antineoplásicos que causam alopecia e não possuem contraindicação também podem se beneficiar dessa terapêutica.”

Na Solus Oncologia, o serviço é disponibilizado sem custo para pacientes que fazem quimioterapia na clínica. No momento não há cobertura pelos planos de saúde, mas, na clínica, a crioterapia é de amplo acesso para os pacientes que possuem indicação e desejam realizar o tratamento, independente da cobertura do convênio. O Sistema Capelli é confiável e seguro, possuindo registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Solus Equipamento de Crioterapia 02
Equipamento de Crioterapia

Solus: tecnologia aliada à experiência e ao cuidado

A Solus Oncologia é referência no diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer. Além dos investimentos em alta tecnologia, a clínica possui uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas titulados e experientes, de forma a oferecer a melhor estrutura, os melhores profissionais e um atendimento individualizado e humanizado para a recuperação desse paciente. Recentemente, a Solus recebeu o Selo de Ouro no Programa de Qualificação e Relacionamento da Unimed. Além disso, possui o Selo de Qualidade Assistencial e segue a metodologia SCORE Rede, reconhecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para a avaliação da qualidade da rede prestadora de serviços.

Além do atendimento clínico, a Solus presta assistência em outras áreas da oncologia, como pediátrica, radioterapia, mastologia, ginecologia, urologia, odontologia oncológica, cirurgia oncológica, hematologia, cirurgia do tórax, nutrição e oncogenética, especialidade médica que avalia geneticamente e acompanha famílias com risco aumentado de câncer. Outros serviços presentes são: psico-oncologia, preservação da capacidade reprodutiva em pacientes oncológicos, hormonioterapia, quimioterapia, pulsoterapia, imunoterapia, bisfosfonatos, mielograma, heparinização de cateter totalmente implantado, biópsia de medula óssea, acompanhamento com equipe interdisciplinar, orientações farmacêuticas e atendimento nutricional e fisioterapêutico.

Solus LogoEndereço: Rua São Sebastião, 867, Centro – Juiz de Fora _ MG
Telefone: (32) 3512.3333
WhatsApp (32) 99841-8801 – exclusivo para agendamento
Site: www.solusoncologia.com
Instagram: @solusoncologia

 

 

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: das 7h às 19h30
Sábado: das 8h às 13h

  • Diretora Técnica: Dra. Tatyene Nehrer de Oliveira (CRM/MG 34218)

conteudo anunciante3

 

 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.