Como adaptar referĂȘncias de filmes e sĂ©ries nos ambientes
PainĂ©is e quadros de super-herĂłis e sĂmbolos referentes a eles estĂŁo entre as opçÔes sugeridas por designers e arquitetos
Todo mundo carrega consigo alguma referĂȘncia de filmes ou sĂ©ries que marcaram Ă©poca ou algum momento da vida. Isso vale para animaçÔes, sagas e clĂĄssicos, que nĂŁo estĂŁo mais restritos a livros, DVDs e plataformas de streaming. Ă possĂvel levar esse universo para dentro de casa, jĂĄ que no mercado nĂŁo faltam produtos criativos para deixar a casa mais descolada e com a cara do seu morador, seja ele cinĂ©filo ou nĂŁo.
O desafio Ă© nĂŁo tornar esse ambiente infantil. Segundo a designer de interiores LetĂcia Nery, o truque Ă© simples: usar um fundo escuro como base para o projeto. “Em um projeto infantil, dificilmente utiliza-se fundo escuro. Lance mĂŁo do preto por exemplo, e escolha objetos nada muito “fofos”. Busque adornos que tenham um ar retrĂŽ, como no caso dos super-herĂłis, ou ainda simbologias de formas diferenciadas”, sugere.
A designer aponta que a temĂĄtica de filmes e sĂ©ries nĂŁo deve ser aplicada apenas em ambientes com esta finalidade, como uma ĂĄrea de home cine, por exemplo. “Qualquer ambiente pode ser decorado com esta temĂĄtica, desde banheiros, cozinhas e salas de estar, passando pelo home office. A criatividade, nestes casos, Ă© o limite!”
O ambiente tanto pode nascer de um projeto do zero quanto para uma simples adequação Ă decoração jĂĄ existente. “Em qualquer dessas duas situaçÔes, a iluminação Ă© fundamental para a valorização do mobiliĂĄrio e dos objetos relacionados ao tema. O uso certo das cores tambĂ©m conta muito para uma boa adequação.”
Cor e luz
A base neutra Ă© fundamental para minimizar as dificuldades que podem surgir na hora de aplicar as referĂȘncias no ambiente. “Pode ser viĂĄvel uma alteração de cor nas paredes, ou ainda incluir uma capa no sofĂĄ, desde que seja sob medida, junto da troca de objetos decorativos. Encontramos no mercado produtos diferenciados e interessantes que chamam atenção nĂŁo sĂł dos apreciadores, mas de qualquer pessoa antenada.”
A designer orienta partir para adesivos, quadros, rĂ©plicas, objetos impressos em 3D, almofadas, cartazes, luminĂĄrias e bonecos, mas faz uma ressalva quanto Ă disposição deles no ambiente. “NĂŁo devemos sobrecarregar o ambiente, inserindo tudo na temĂĄtica, como colcha, almofada, quadro, luminĂĄria, bonecos, entre outros. Qualquer ambiente com o excesso da informação tende a ficar pesado.”
Os mais procurados
Segundo LetĂcia, a lista dos mais procurados Ă© bastante eclĂ©tica, dos clĂĄssicos Ă s sagas que parecem se renovar a casa ano, como Star Wars, Harry Potter e os super-herĂłis da Marvel e da DC Comics. Quem prefere clĂĄssicos pode apostar na temĂĄtica de “E o vento levou”, “Cantando na Chuva”, “007”, “Indiana Jones”, “Senhor dos AnĂ©is” e “O Poderoso ChefĂŁo”. “AlĂ©m dos filmes, temos os Ăcones, como Marilyn Monroe e Charles Chaplin. Para quem gosta de seriados, artigos relacionados a Game of Thrones estĂŁo em alta”, comenta.