Última temporada de ‘Stranger things’ promete espetáculo visual e conexão com o público
Criadores de ‘Stranger things’ falam sobre o que o público pode esperar do encerramento da série
Os irmãos Matt e Ross Duffer afirmaram, em entrevista à Variety, que a quinta e última temporada de “Stranger things” encerra uma história que consideram completa e planejada desde o início. Segundo eles, o objetivo foi garantir que todos os arcos e personagens tivessem desfechos coerentes e satisfatórios. “Fizemos tudo o que queríamos com os Demogorgons, o Vecna, o mundo invertido, Hawkins e demais personagens. É uma história completa”, disse Matt Duffer.
A nova temporada, que estreia no fim de novembro, será dividida em blocos: os primeiros quatro episódios chegam no 27 de novembro. Outros três no dia 2 de dezembro, e o último no dia 31 de dezembro. Situada 18 meses após o final da quarta temporada, a trama traz os personagens reunidos em Hawkins, agora sob quarentena militar. Segundo Ross Duffer, o foco final está em explicar a natureza do mundo invertido e encerrar a saga com coerência e emoção.
Os criadores afirmaram ter estudado encerramentos marcantes da TV para encontrar um equilíbrio entre surpresa e fidelidade à essência da série. “Sabíamos, há anos, qual seria a cena final”, conta Matt. “Ela estava clara desde as primeiras temporadas. Estamos muito felizes com o resultado.”
Durante o processo, os roteiristas buscaram manter a conexão emocional com o público, sem se perder no espetáculo visual. As reuniões de roteiro foram refeitas dezenas de vezes até chegar ao tom ideal para a despedida. A roteirista Kate Trefry explica que o objetivo foi “evitar que o final se tornasse uma sucessão de efeitos especiais sem propósito”.
O episódio final foi lido pela equipe e elenco em setembro de 2024, num encontro que reuniu os nomes que acompanharam o projeto desde 2015. Para os criadores, encerrar Stranger Things significa fechar um ciclo que consumiu toda a década de suas vidas profissionais. “Poderíamos ter feito outros projetos, mas escolhemos ver essa história até o fim. Foi nossa decisão e não nos arrependemos”, disse Matt. Ross completa “Passamos dez anos vivendo esse universo. Agora é hora de pousar esse avião do jeito certo.”