Bronquiolite: nova vacina da Pfizer pode proteger bebĂȘs e idosos
FarmacĂȘutica anunciou que pretende submeter Ă Anvisa o pedido de aprovação para a nova vacina contra o vĂrus sincicial respiratĂłrio
A farmacĂȘutica Pfizer anunciou que pretende submeter Ă AgĂȘncia Nacional de VigilĂąncia SanitĂĄria (Anvisa) nas prĂłximas semanas um pedido de aprovação para uma nova vacina contra o vĂrus sincicial respiratĂłrio (VSR), principal causador da bronquiolite. O imunizante Ă© destinado a gestantes (com o objetivo de proteger bebĂȘs recĂ©m-nascidos que herdam os anticorpos da mĂŁe) e tambĂ©m a idosos. A vacina jĂĄ foi aprovada nos EUA e na UniĂŁo Europeia.
O imunizante Abysvo Ă© indicado para gestantes com 32 a 36 semanas de gestação para provocar uma reação imunolĂłgica contra infecçÔes do trato respiratĂłrio inferior causadas pelo VSR nos recĂ©m-nascidos e bebĂȘs de atĂ© seis meses de idade – principal grupo de risco para as formas graves de infecção pelo vĂrus. Idosos com mais de 60 anos tambĂ©m sĂŁo mais vulnerĂĄveis a desenvolver quadros respiratĂłrios graves.
A bronquiolite Ă© uma inflamação aguda dos bronquĂolos pulmonares terminais; ou seja, das ramificaçÔes mais finas que servem para conduzir o ar para dentro dos pulmĂ”es. O VSR Ă© o principal responsĂĄvel pelos casos de bronquiolite e de pneumonia em crianças e idosos.
A doença Ă© a principal causa de internação de crianças de atĂ© quatro anos no Brasil. O vĂrus tem maior incidĂȘncia nos meses mais frios, do outono e do inverno, mas circula durante todo o ano. O VSR Ă© transmissĂvel pelo ar, por meio de partĂculas de saliva.
O pedido de aprovação pela Anvisa estĂĄ baseado em resultados de estudos clĂnicos internacionais que demonstraram a segurança e a eficĂĄcia da vacina na proteção dos bebĂȘs e dos idosos. O estudo de fase 3 contou com a participação de mais de sete mil grĂĄvidas em 18 centros de pesquisa em todo o mundo, quatro deles no Brasil.
O estudo revelou que o imunizante foi capaz de prevenir em 82% a ocorrĂȘncia das formas graves de doenças respiratĂłrias em crianças de atĂ© trĂȘs meses e em 69% naqueles de atĂ© seis meses de vida. Em idosos a proteção contra quadros graves chega a 85,7%.
“Essa Ă© a primeira e Ășnica imunização disponĂvel para proteger os recĂ©m-nascidos imediatamente apĂłs o seu nascimento e atĂ© os seis meses de idade contra o VSR”, afirmou a diretora mĂ©dica da Pfizer no Brasil, Adriana Ribeiro.
“O vĂrus Ă© o principal causador da bronquiolite, infecção que pode resultar em graves desfechos principalmente para os bebĂȘs menores de seis meses”, afirmou a diretora mĂ©dica da Pfizer no Brasil, Adriana Ribeiro.
LEIA TAMBĂM
- Um terço dos idosos brasileiros relata sintomas depressivos e 16% sentem solidão
- Aspirina não deve ser usada diariamente para prevenção de primeiro AVC em idosos
- Estudo rejeita elo entre depressĂŁo e cĂąncer
Atualmente, no Brasil, não existe nenhuma vacina para prevenção contra o VSR. No exterior, uma outra vacina, da GSK, jå foi aprovada, mas apenas para idosos.
A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de ImunizaçÔes recomendam o uso do medicamento palivizumabe (sĂŁo cinco injeçÔes ao longo dos meses de maior circulação do vĂrus) para bebĂȘs e crianças. O governo, no entanto, sĂł oferece o medicamento gratuitamente para prematuros.
A mais recente edição do boletim epidemiolĂłgico InfoGripe da Fiocruz, divulgado na Ășltima quinta-feira (24), mostra um aumento nos novos casos de SĂndrome RespiratĂłria Aguda Grave em EspĂrito Santo, Roraima e SĂŁo Paulo em crianças de 2 a 14 anos. Um quinto desses casos Ă© causado pelo VSR.
“A busca por essa vacina Ă© antiga, nĂŁo se trata de uma modinha; o problema Ă© que atĂ© agora ninguĂ©m tinha conseguido algo que funcionasse”, explicou a pediatra e infectologista Ana Paula Burian, presidente da Sociedade Brasileira de ImunizaçÔes, no EspĂrito Santo. “A estratĂ©gia de vacinar as gestantes tambĂ©m Ă© antiga, nĂłs fazemos isso para outras doenças, como gripe, coqueluche, tĂ©tano e hepatite B.”