Saiba como recuperar a senha de conta do X após retorno da rede social

Antigo Twitter voltou a funcionar no Brasil após 39 dias de bloqueio


Por Guilherme Nannini, Agência Estado

14/10/2024 às 18h25

A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, está liberada para funcionar no Brasil após 39 dias de bloqueio. A plataforma havia sido suspensa por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 30 de agosto, devido ao descumprimento de ordens judiciais por parte da empresa e seu proprietário, Elon Musk. O retorno do X foi autorizado após a empresa cumprir os requisitos estabelecidos por Moraes, incluindo o pagamento de R$ 28,6 milhões em multas e a indicação de um representante legal no país.

Com o retorno da plataforma, muitos usuários que não acessavam suas contas há semanas podem ter esquecido suas senhas. Neste guia completo, veja o passo a passo de como recuperar o acesso à sua conta do X, caso tenha esquecido sua senha.

Recuperando sua senha do X

Existem duas maneiras principais de recuperar sua senha: por e-mail ou por número de telefone. Para recuperar por e-mail, abra a página de login do X no aplicativo ou no site da rede social e toque em “Esqueci a senha” na parte inferior da tela. Digite o endereço de e-mail associado à sua conta na aba “Encontre sua conta”. O X enviará um código de redefinição de senha para o seu e-mail. Digite o código no campo indicado na página de redefinição de senha, crie uma nova senha e use-a para fazer login na sua conta.

Já para recuperar a senha por número de telefone, abra a página de login do X no aplicativo ou no site da rede social e toque em “Esqueci a senha” na parte inferior da tela. Digite o número de telefone associado à sua conta na aba “Encontre sua conta”. O X enviará um código de redefinição de senha por SMS para o seu número de telefone. Digite o código no campo indicado na página de redefinição de senha, crie uma nova senha e use-a para fazer login na sua conta.

Recuperando sua conta sem e-mail ou número de telefone

Caso você não tenha acesso ao e-mail ou número de telefone associado à sua conta do X ainda é possível recuperá-la. Para isso, na página “Esqueci minha senha”, digite seu e-mail ou número de celular.

Na próxima página, clique em “Não tenho acesso a essas informações”. Selecione “Esqueci minha senha” no menu que solicita mais informações. Insira seu nome de usuário do X e um novo endereço de e-mail. Descreva brevemente seus problemas de login e clique em “Enviar”. O Twitter enviará um e-mail para o novo endereço, com instruções para redefinir sua senha.

Para evitar problemas com a senha da sua conta do X, é importante manter seu e-mail e número de telefone atualizados, além de utilizar uma senha forte e única, que você possa lembrar facilmente, e altere-a periodicamente para aumentar a segurança da sua conta. Evite, também fazer login em dispositivos públicos ou compartilhados.

O bloqueio do X no Brasil ocorreu após uma série de descumprimentos de ordens judiciais por parte da empresa, incluindo a recusa em remover perfis que disseminavam desinformação e ataques às instituições. O ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio da plataforma em 30 de agosto, e a Anatel notificou as operadoras de internet para que impedissem o acesso ao site e ao aplicativo.

O aplicativo voltou a funcionar para alguns usuários brasileiros no dia 18 de setembro, após quase 20 dias de bloqueio determinado graças a uma manobra feita pelo X utilizando endereços de IP dinâmicos fornecidos pela Cloudflare. Apesar disso, a empresa americana colaborou junto a Anatel e o X foi bloqueado novamente no dia seguinte além de ter recebido uma multa de R$ 10 milhões.

Após o pagamento das multas e a indicação de um representante legal no Brasil, o STF autorizou o retorno da plataforma na última terça-feira (8) A Anatel notificou as operadoras para que liberassem o acesso ao X, e a plataforma voltou a funcionar para alguns dos usuários brasileiros.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.