Confira 7 SUVs compactos que devem chegar ao Brasil até 2026

Chevrolet, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep, Toyota e Volkswagen trabalham nos futuros modelos nacionais de SUVs


Por Diogo de Oliveira, Agência Estado

28/07/2024 às 06h00

Nos próximos dois anos, a categoria de SUVs compactos vai crescer bastante no Brasil. Chevrolet, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep, Toyota e Volkswagen trabalham nos futuros modelos nacionais, que chegam até 2026 – atualmente, há mais de 20 opções no segmento.

E, para atender as novas regras de controle de emissões de poluentes, será preciso adotar novas tecnologias. Porém, é consenso entre as fabricantes que, por falta de infraestrutura de carregamento de baterias de veículos elétricos, a aposta será nos híbridos.

Assim, todas estão investindo em soluções flexíveis. Afinal, além de o etanol ser mais limpo que a gasolina, é um combustível renovável.

Além disso, para manter o preço competitivo dos novos carros, haverá diferenças entre os vários sistemas. O da Fiat, por exemplo, será um micro híbrido de 12V.

Também há uma corrida para ver quem lançará o primeiro híbrido flex de entrada. A Toyota foi a primeira a oferecer o conjunto que une motor elétrico e flexível a combustão – o conjunto estreou no Corolla, em 2018. Porém, trata-se de um carro relativamente caro.

Vale lembrar, muitos dos nomes abaixo são provisórios – alguns remetem ao projeto, como o Chevrolet Carbon. O certo é que todos chegam entre 2025 e 2026 com preços de carro de entrada. Alguns, aliás, virão para disputar a liderança de vendas totais de zero-km.

Volkswagen

(Foto: Kleber Silva/KDesign)

A empresa trabalha num SUV que será posicionado abaixo de T-Cross e Nivus. Por enquanto, é chamado de “Projeto VW 246” – alguns apostam na volta do nome “Gol”, mas a marca nega.

O novato terá a base MQB-A0, de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Por isso, vai compartilhar componentes, incluindo a mecânica. Haverá opções com motor turbo e híbrido flex.

Hyundai HB20 SUV

(Foto: Kleber Silva/KDesign)

O futuro SUV da Hyundai será posicionado abaixo do Creta. A estreia deve ser em 2026, com produção em Piracicaba (SP). Além de motor 1.0 turboflex, terá sistema híbrido leve, com baterias de 48V.

Novo ‘Fiat Uno’

(Foto: Fiat/Divulgação)

A Fiat acaba de revelar, na Itália, o novo Grande Panda. Desde então, fãs e profissionais do mercado o apontam como o novo Uno. Afinal, o SUV deve ser feito também em Betim (MG), a partir de 2026.

Novo Honda WR-V

(Foto: Honda/Divulgação)

Para recuperar as vendas, que andam patinando, a Honda deve trazer de volta o WR-V, em 2025. Feito sobre a mesma base do City, deve estrear o sistema híbrido flex da marca em carros fabricados no país.

Toyota Yaris Cross

(Foto: Toyota/Divulgação)

Confirmado em 2023, o inédito Yaris Cross será feito em Sorocaba (SP) sobre a plataforma DNGA. Deverá ter motor 1.5 flex e elétrico e será rival do Hyundai Creta, entre outros SUVs compactos.

Jeep Avenger

(Foto: Jeep/Divulgação)

Jeep compacto, que já está na Europa e EUA, deve ser feito em Porto Real (RJ) a partir de 2025. Sua plataforma CMP, usada nos Citroën, tem versões com motor a combustão, híbrida e 100% elétrica.

Chevrolet Carbon

(Foto: Kleber Silva/KDesign)

Com produção em Gravataí (RS) a partir de 2026, o novo SUV será baseado na linha Onix. O Projeto Carbon terá a base do hatch e sistema de propulsão com motor 1.0 flex, além de opção híbrida leve.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.