Híbrido mais vendido do mundo, Toyota Prius chega à quarta geração com visual e trem de força renovados
Embaixador global da tecnologia híbrida da Toyota, o Prius chega à quarta geração com novidades, tanto no design quanto no trem de força. Com um novo conjunto de motores a combustão e elétrico, o modelo conquistou na “safra” atual uma eficiência energética de fazer inveja na concorrência: em ciclo misto, alcança média de 33 km/l, de acordo com o fabricante.
O novo Prius manteve inalterado seu entre-eixos, de 2,70 metros. O comprimento total, no entanto, cresceu 6 centímetros, totalizando 4,54 m. O teto e o centro de gravidade foram rebaixados em 2 centímetros e 2,5 cm, respectivamente. Chamada de TNGA – Toyota New Global Architecture -, a nova plataforma também beneficiou o interior do carro, que agora entrega mais conforto e melhor posição de dirigir, graças ao bom aproveitamento do espaço e à modulagem dos bancos. O porta-malas também aumentou, devido à utilização de uma bateria menor, mas com maior capacidade de energia para alimentar o motor elétrico.
Com grande atenção voltada para a segurança, o Prius é equipado com o pacote Sense Security Toyota mais completo. Ele inclui o controle de velocidade adaptativo, leitor de placas de trânsito, aviso de saída de faixa involuntária e a nova função de detecção de pedestres, que faz parte do sistema de pré-colisão.
O motor 1.8 VVT-i a gasolina do novo Prius foi modificado, com o aumento da eficiência térmica e produção de mais potência – os dois motores, combinados, rendem 150 cv, ou seja, 14 cv a mais do que antes. Além disso, a transmissão foi atualizada e a nova bateria, mais compacta, conseguiu resultados significativamente melhores tanto no armazenamento de energia quanto no tempo de recarga. (colaboração de Fabio Perrotta Jr./Auto Press)
Primeiras impressões
Proposta eficiente
Valência/Espanha – Em movimento, o novo Prius se comporta exatamente de acordo com sua proposta. Seu comportamento é pacato em baixas velocidades e é especialmente agradável durante estacionamento e manobras. A condução é segura e dinâmica, graças ao baixo centro de gravidade e à maior rigidez da direção e dos pedais. A experiência atrás do volante melhorou. A aceleração é mais gradual e silenciosa, além do comportamento dinâmico do carro ter sido beneficiado pelo novo tipo de arquitetura utilizado no projeto.
A cidade é o seu “habitat” natural, mas o Prius não passa vergonha em vias expressas, como anéis viários e rodovias, onde ainda consegue conciliar bom conforto e consumo. A excelente visibilidade – tanto frontal e lateral quanto traseira – é um grande trunfo da nova geração. O interior da cabine é envolvente para o motorista e passageiros, com design futurista e que proporciona conforto e ergonomia.
Em suma, o novo Toyota Prius é muito mais do que um simples “carro ecologicamente correto”. É um veículo versátil e adequado para vários tipos de utilização. Pelo “conjunto da obra”, para quem preza pelo meio ambiente, automaticamente se torna um dos modelos a serem considerados para um futuro próximo.