Tesla Semi: vendas do caminhão elétrico devem começar em 2025

Após mais de sete anos do anúncio de Musk, o caminhão elétrico deverá ser produzido e comercializado


Por Agência Estado

19/01/2025 às 06h30

Tesla Semi caminhao eletrico foto Tesla Motors
Tesla Semi, o caminhão elétrico anunciado por Elon Musk há mais de sete anos (Foto: Tesla Motors)

Em 2017, Elon Musk prometeu que o caminhão elétrico Tesla Semi seria lançado em 2020. Porém, até 2022, menos de 100 unidades foram entregues à Pepsico, que tem feito desde então testes com alguns desses veículos. Agora, finalmente, a produção em série deve ter início e, com isso, o caminhão deve entrar em fase de vendas.

Segundo a marca, isso vai ser possível por conta dos testes feitos em operações reais pela Pepsico. Atualmente, a empresa avalia cerca de 70 unidades do Semi. Segundo Dan Priestley, diretor do programa de caminhões da Tesla Motors, nessas avaliações em campo os caminhões estão respondendo bem às expectativas, mas o executivo ainda não revelou detalhes do comportamento do cavalo mecânico elétrico.

Atualização

Na rede social X, o executivo informou que a planta anexa à Gigafactory, da Tesla, em Nevada, nos Estados Unidos, está quase pronta, o que permitirá dar início à produção em série do caminhão elétrico. A novidade ocorre logo após a empresa garantir a entrega de quase todas as unidades do Tesla Cybertruck, picape com desenho futurista lançada nos EUA no fim de 2023.

Vale lembrar que, com o sucesso da Cybertruck pelo mundo, a Tesla optou por priorizar sua produção, em detrimento do caminhão elétrico. Além disso, desde a primeira aparição, o Tesla Semi recebeu várias atualizações, incluindo relacionadas ao trem de força e autonomia.

No Brasil, foram emplacadas 17 unidades da picape. Os dados são da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias de veículos do País.

Fábrica exclusiva do caminhão elétrico

A nova unidade fabril será dedicada exclusivamente à produção do caminhão. De acordo com Priestley, as primeiras unidades começam a ser montadas ainda no terceiro trimestre deste ano e, a partir disso, irão começar as primeiras entregas aos clientes.

Por ora, o que se projeta é que o caminhão que começará a ser entregue seja igual aos modelos que rodam na Pepsico, com autonomia de cerca de 600 km com o reboque carregado. Nas operações da empresa, o caminhão chegou a rodar 805 km, porém em trechos sem muitos aclives e transportando pouca carga.

Conforme informou a Tesla, o peso bruto total (PBT) do modelo é de 37 toneladas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

X
noscript