BYD terá ADAS com Deepseek
Objetivo da BYD é democratizar as tecnologias de condução autônoma em seus carros
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A BYD vai ampliar a oferta de recursos de assistência ao motorista, conhecidos como ADAS. Para isso, promete lançar o “God’s Eye” (Olho de Deus, em tradução livre) em 21 modelos feitos na China, incluindo o Dolphin Mini, que é vendido também no Brasil.
O pacote “C”, básico, inclui 12 câmeras e 17 radares. O intermediário, “B”, inclui sensor Lidar, capaz de detectar objetos por meio de laser. O de topo, “A”, agrega tecnologias mais recentes, além de três sensores Lidar. Por fim, todos os novos pacotes serão conectados à inteligência artificial DeepSeek, que acaba de ser lançada na China para desafiar o ChatGPT.
De acordo com o comunicado, o sistema God’s Eye C suporta navegação apenas em estradas, enquanto as versões A e B também oferecem navegação em cidades. Isso é algo que nem o Drive Pilot de nível 3 da Mercedes-Benz, a mais avançada tecnologia ADAS disponível hoje no mercado, é capaz de fazer.
O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Wang Chuanfu, em um evento online nesta semana. Isso não significa, entretanto, que a marca terá carros com tecnologias autônomas por menos de R$ 60 mil – valor de partida do Dolphin Mini no mercado chinês. Isso porque há diversos pacotes que englobam o sistema God’s Eye, sendo uns mais avançados que outros. Mas a ideia de oferecer recursos de ADAS em veículos considerados baratos deverá ter diversas repercussões na indústria.