Spark e Captiva: GM anuncia produção de elétricos no Brasil
Complexo no País será o primeiro dedicado a automóveis de novas energias no país

A General Motors (GM) confirmou a retomada da operação do complexo industrial em Horizonte (CE), onde anteriormente era produzido o Troller. A unidade será dedicada à montagem dos modelos elétricos Chevrolet Spark e Captiva, configurando o que a empresa define como o primeiro polo automotivo especializado em novas energias do Brasil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (8) pelo presidente da GM na América do Sul, Santiago Chamorro.
Segundo a montadora, serão investidos R$ 7 bilhões. Inicialmente, os veículos serão montados em regime SKD, com peças importadas da China para montagem local pela Comexport. A prioridade será o mercado brasileiro, mas, com a nacionalização de componentes, parte da produção deverá ser destinada à exportação. A previsão é que as primeiras unidades saiam da linha de produção em novembro.
O complexo pertencia à Ford e foi fechado em 2021. Em 2024, a fábrica foi transferida ao governo do Ceará, em processo semelhante ao ocorrido em Camaçari (BA), posteriormente repassado à BYD.
GM Spark EV
Concorrente de modelos como BYD Dolphin e GWM ORA 03, o Spark será oferecido a partir de R$ 159.990 em pré-venda. O hatch elétrico possui bateria de 42 kWh, com autonomia de 258 quilômetros segundo o Inmetro. O motor entrega 101 cv de potência e 18,4 mkgf de torque. Entre os atrativos, a GM destaca lista ampla de equipamentos de série, com assistentes de condução semiautônoma e opções de personalização.
Captiva EV

Já o Captiva EV, lançado no mercado brasileiro em julho, terá produção nacionalizada ainda neste ano. O modelo é fabricado na China pela Wuling, parceria entre GM e SAIC, e chega ao Brasil com dimensões de 4,75 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,68 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. O porta-malas comporta 610 litros.
Equipado com motor elétrico de 150 kW (204 cv) e torque de 31,6 mkgf, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e alcança velocidade máxima de 175 km/h. As baterias LFP de 60 kWh garantem autonomia de 510 quilômetros pelo ciclo chinês CLTC. O preço do modelo ainda não foi divulgado para o mercado brasileiro.
Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe
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