Carro esportivo elétrico supera 490 km/h e terá unidade à venda no Brasil
Esportivo da BYD combina potência de 3.000 cv com recarga ultrarrápida

O U9 Xtreme, superesportivo da Yangwang, marca de alto desempenho da BYD, atingiu 496,22 km/h no campo de testes da Automotive Testing Papenburg, na Alemanha. O resultado ultrapassou a marca do Bugatti Chiron Super Sport 300+, que havia registrado 490,48 km/h em Ehra-Lessien, também em território alemão. Segundo o vice-presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, uma unidade do modelo será comercializada no País.
“Em outubro, vamos divulgar quem poderá comprar o U9 no Brasil”, afirmou o executivo, indicando que há interessados. A fabricante anunciou que apenas 30 exemplares serão produzidos mundialmente. O veículo é equipado com sistema elétrico de 1200V — superior ao de 800V presente nos modelos europeus mais modernos.
Desempenho e tecnologia
De acordo com a BYD, o U9 Xtreme é o primeiro carro de produção em série com esse sistema. As baterias Blade, de 80 kWh de capacidade, podem ser recarregadas de 30% a 80% em cerca de dez minutos. O supercarro conta com quatro motores elétricos de até 30 mil rpm, potência total superior a 3.000 cv e torque combinado em torno de 171 mkgf. Com esse conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos.
O modelo possui tração integral, pneus de competição e suspensão DiSus-X recalibrada. Segundo a fabricante, este é o primeiro sistema do tipo desenvolvido por uma marca chinesa, controlando carroceria e suspensão de forma integrada. O mesmo recurso está presente no SUV Yangwang U8.
Dimensões e peso
O esportivo mede 4,97 m de comprimento e 2,03 m de largura, dimensões superiores às do Porsche 911 Turbo, que tem 4,43 m por 1,83 m. No entanto, enquanto o Porsche pesa cerca de 1.600 kg, o U9 Xtreme alcança quase 2,5 toneladas, em função das baterias. Para reduzir parte do peso, o modelo chinês utiliza componentes em fibra de carbono.
Velocidade e preço
A fabricante afirma que o U9 Xtreme é “o carro de produção mais rápido do mundo”. Entretanto, assim como ocorreu com o Bugatti Chiron, a marca foi obtida em apenas uma direção da pista, sem cumprir a regra internacional que exige média das duas melhores passagens.
Ainda não há preço definido para o Brasil. Contudo, considerando que a versão de entrada custa cerca de R$ 1,4 milhão na Europa, a expectativa é que o modelo chegue ao mercado nacional por valores acima de R$ 2,5 milhões.
Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe