Paris em boa companhia
Viajar a Paris no outono foi uma ótima pedida. O clima ameno e o tom alaranjado nas folhas das árvores proporcionaram a mim bela paisagem para boas fotos. Pessoas bonitas, com echarpes, transitando na leve brisa da manhã pelas ruas ainda movimentadas, que se tornaram mais vazias e brancas pela neve do inverno, mas que, nessa época, somente se anuncia.
Sentir-se do lugar e se embrenhar na cultura local foi o que busquei, daí destrinchava o metrô de Paris, com meu marido e um casal de amigos. É uma cidade para visitar bem acompanhada de preferência, e então cortávamos a cidade em minutos. Assim foi possível conhecer, muitas vezes em um mesmo dia, vários pontos turísticos, sem os altos custos do táxi. Compramos um bilhete único de cinco dias, agilizando nossas idas e vindas, sem parar nos guichês a cada estação. E ainda apreciamos a culinária local em diferentes ambientes. Na Praça da República, onde se concentram agradáveis restaurantes, saboreamos boa comida, com ótimos preços, e ainda caminhamos pelas ruas curtindo a arquitetura da parte antiga de Paris.
Selecione bem o que deseja comprar, pois os preços nem sempre são tão atraentes. Pode dar sorte de encontrar promoções interessantes em cosméticos, lenços, souvenirs para presentear. Mas o melhor mesmo é caminhar desinteressadamente pela Champs-Elisées, observando suas vitrines, luzes e, de repente, se deparar, na entrada de um prédio, com a imagem de um famoso brasileiro e uma placa em homenagem a Santos Dumont, sabendo que ali ele viveu, morou e concretizou um sonho. Não pude deixar de fazer uma foto.
Enfim, visitar, curtir, fotografar os pontos turísticos famosos como Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Museu do Louvre, Castelo de Versailles e seus jardins – tudo isso só me fez pensar em quando irei voltar. Valeu a pena e recomendo.
Júnia Baesso Tristão Cotta
Alergista