Conheça os agraciados do Prêmio Eduardo Frieiro, o maior reconhecimento da gastronomia mineira

Em 2018, a premiação aconteceu em solenidade no dia 26 de junho, na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte. Entre os agraciados com o Prêmio Eduardo Frieiro de Gastronomia Mineira está o casal Arnaldo e Terezinha Valentim, do Sítio Urucum, da marca Cordeiro e Cia, que produz linguiças e hambúrgueres a partir de cortes nobres de sua criação de cordeiro, em Lima Duarte, MG. Em Barbacena, o produtor Luiz Carlos de Oliveira, do Capril Santa Fé, também recebeu a premiação.

Por Claudia Figueiredo

Cozinha mineira. Reconhecida internacionalmente, a cozinha mineira guarda histórias de pessoas acostumadas a receber em torno de uma boa mesa. São relatos que remetem à época dos escravos, do ciclo do ouro e de muitas páginas contadas pelas mais diferentes pessoas. Uma delas foi o escritor Eduardo Frieiro, que, na década de 60, lançou o primeiro livro de gastronomia, chamado “Feijão, Angu e Couve”, que trata, entre outros temas, sobre a forma de comer do mineiro. Frieiro também foi membro da Academia Mineira de Letras e fundador da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e atualmente, empresta o nome à maior premiação gastronômica do estado de Minas Gerais.

A importância do tema culminou na Lei Estadual nº 20.577, de 21/12/2012 que instituiu o Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 05 de julho. Para comemorar a data, é realizada a Semana da Gastronomia Mineira, com uma extensa e saborosa programação, que inclui a premiação de pessoas que se destacaram na gastronomia mineira.

logo data semana gastronomia mineira BH
Logo da Semana da Gastronomia Mineira

Os organizadores do evento relatam que “o objetivo do prêmio é valorizar o modo de fazer das iguarias, que já são premiadas em todo o Estado. Os critérios de escolha, para a entrega do prêmio, envolvem os já consagrados festivais do interior de minas, quitandas, café, vinho, cerveja, queijos, pratos típicos, festas religiosas, dentre outras que fazem de nossa culinária a nossa cultura. Os prêmios foram conferidos às pessoas ou receitas já reconhecidas em seus eventos de origem, visando o reconhecimento estadual do trabalho de sustentabilidade e originalidade do modo de fazer das iguarias”.

WhatsApp Image 2018 06 28 at 11.06.201
Representante do Instituto Eduardo Frieiro e curador do prêmio, Chef Edson Puiati.

O representante do instituto Eduardo Frieiro e curador do evento, Chef Edson Puiati, junto com um conselho, faz intensa pesquisa na capital e no interior de Minas, em busca de pessoas e instituições que mantém a memória da culinária mineira através do seu modo de fazer e da memória de suas receitas centenárias.

WhatsApp Image 2018 06 28 at 11.06.161
Curador do Prêmio Eduardo Frieiro, Chef Edson Puiati, com o casal Terezinha e Arnaldo Valentim, do Sítio Urucum, de Lima Duarte, MG.

Em 2018, a premiação aconteceu em solenidade no dia 26 de junho, na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte. Entre os agraciados com o Prêmio Eduardo Frieiro de Gastronomia Mineira está o casal Arnaldo e Terezinha Valentim, do Sítio Urucum, da marca Cordeiro e Cia, que produz linguiças e hambúrgueres a partir de cortes nobres de sua criação de cordeiro, em Lima Duarte, MG. Em Barbacena, o produtor Luiz Carlos de Oliveira, do Capril Santa Fé, também recebeu a premiação.

Conheça todos os agraciados de 2018

Fernando Pimentel – Governador do Estado de Minas Gerais

Angelo Oswaldo de Araújo Santos – Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais

Agostinho Patrus Filho – Deputado Estadual

Pedro Cláudio Coutinho Leitão

Luiz Carlos de Oliveira – Capril Santa Fé – Barbacena MG

Rosana Lago e Luiz Lago – Sítio Juranda – Campestre MG

Eduardo Girão – Jornalista

Terezinha e Arnaldo Valentim – Cordeiro & Cia Sítio Urucum – Lima Duarte – MG

Cervejaria Verace

Cervejaria Backer

Filipe Brasil – Engarrafados

Ana Paula Beloto – Sandéleh Alimentos

Bruno Souza – Academia do Café

Programa Terra de Minas – Rede Globo

Carla Retuci e Mario Borriello – Azeite Borriello

José Baltazar da Silva – Queijo da Serra do Salitre – MG

Cachaça Vale Verde

José Arilson Felipe – Associação dos Empreendedores Autônomos do Segmento de Alimentação de Pouso Alegre/MG (ASSEASAPA)

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também