Pé na Estrada Antuérpia sobe a Serra de Ibitipoca

No próximo fim de semana, o Pé na Estrada Antuérpia viaja para Ibitipoca, MG, para participar do Festival Gastronômico Sabores da Serra, “Cio da terra, o ouro à mesa”. Viaje com a gente.

Por Claudia Figueiredo

LOGO PE NA ESTRADA certo antuerpia2No próximo fim de semana, o Pé na Estrada Antuérpia viaja para Ibitipoca, MG, para participar do Festival Gastronômico Sabores da Serra, “Cio da terra, o ouro à mesa”. O evento é promovido pela Rede Ibitipoca Turismo e Hospitalidade, em parceria com a Prefeitura de Lima Duarte. Esta é a segunda edição do festival na simpática Conceição de Ibitipoca e promete ser sucesso.

Slow Food

A inspiração é no conceito do “Slow Food”, alimento bom, justo e limpo – movimento que se contrapõe ao ritmo frenético do “fast food”. O objetivo é a valorizar os produtos da terra e as tradições gastronômicas da região. Nos pratos, vão brilhar o queijo, palmito de pupunha, ora pro nobis, cordeiro, frango caipira, porco, milho (fubás), pinhão, flores comestíveis e as PANC’s (plantas alimentícias não convencionais).

Degustações

O público poderá degustar pequenas porções e, inclusive, levar alguns produtos pra casa que serão comercializados em uma feira de produtos regionais, instalada no coração do arraial. Alguns restaurantes e bistrôs selecionados terão uma programação especial para os “festins”, com um menu degustação. Ainda na programação, o Senac coordenará oficinas gratuitas de práticas educacionais e de culinária na Escola Estadual Padre Carlos.

Gostou? Quer colocar o pé na estrada também? O festival acontece de 20 a 22 de outubro. Partiu?

Ah! Já pensou se tudo isso ainda vir acompanhado por uma deliciosa cerveja artesanal?

sabores da serra
Foto: Divulgação

Toast Ale

E por falar em cerveja artesanal, convido você a conhecer um dos projetos da Cervejaria Antuérpia, o Toast Ale, assistindo o vídeo abaixo e conferindo a matéria da repórter Júlia Pessôa, clicando aqui. É a primeira Toast Ale brasileira: uma Craft Lager (5%Vol / IBU 26 / 355ml) produzida em parceria com a GreenLab e a participação da Gastromotiva, sob licença da inglesa ToastUK, a partir de 192 quilos de pães não vendidos, doados por padarias artesanais de Juiz de Fora-MG. A meta é reduzir o desperdício do alimento. Bacana, né? O mundo precisa de atitudes com esta. O mundo precisa de mais amor!

 

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também