O que faz uma Feijoada ser um dos eventos sociais mais badalados de Minas Gerais? A festa, promovida desde 1992 pelo jornalista César Romero, começou como uma reunião entre amigos. Nesses 26 anos, o evento conseguiu reunir e agradar pessoas de várias gerações e atrair nomes ilustres dos meios sociais, políticos e empresariais do eixo Rio – São Paulo – Belo Horizonte. Cerca de duas mil pessoas se encontram em torno de amigos e mesa farta, com destaque para a gastronomia tipicamente mineira, assinada pelo Fatima Buffet. Pessoas que passaram por Juiz de Fora, costumam voltar no mês de junho para participar da festa, rever amigos e matar saudade dos pratos mineiros. Para o anfitrião, “o segredo da feijoada é a sintonia de todos estarem focados na produção de uma bela festa”.
Do ponto de vista da gastronomia, definitivamente, não é o dia de encarar a dieta. A festa é planejada anteriormente, através de pesquisas de tendências e muitos testes de sabor. Depois de tudo definido, o que muita gente não sabe, é que é existe uma pré-feijoada (para poucas pessoas) onde o Fatima Buffet apresenta os pratos que serão servidos. E, acredite, cada ano há uma inovação.
A festa é sempre temática e, em ano de Copa do Mundo, o futebol não poderia ficar no banco. Portanto, no próximo sábado, dia 9 de junho, às 13h, as portas do Capitólio Centro de Eventos se abrem para a Feijoada da Torcida, com direito a atrações musicais, além das gastronômicas.
Antes da famosa feijoada ser servida, petiscos e acompanhamentos desfilam em bandejas pelo salão. Como ainda dizem no interior de Minas, é preciso “guardar barriga” diante de tantas gostosuras. “Entre os petiscos mais populares que serão produzidos pelo Fatima, está o Croquetinho de Feijoada, que é servido com pimenta, e os caldos deliciosos. De novidade, teremos a Mini Almôndega com Pesto de Manjericão, um petisco fino e rigorosamente escolhido para esta ocasião”, revela o CEO do Fatima Buffet, João Matos.
Para nosso blog, João Matos acabou revelando mais e adiantou os sabores das feijoadas (assim mesmo, no plural), que serão servidas, inclusive com opção para quem não come carne. “O cardápio escolhido para o evento conta com a Tradicional Feijoada Completa, com cortes suínos; a Feijoada Light com Feijão Vermelho, acompanhada de linguiça e carne seca; a sensacional Feijoada Vegetariana com Legumes e Feijão Vermelho e o Al Mare com Feijão Branco, acompanhada de frutos do mar”, conta João Matos.
Os números também impressionam. “Para a produção do evento, foram necessários adquirir cerca de 150 kg de feijão preto, 90 kg de feijão vermelho, 100 kg de torresmo, 140 kg de linguiça fina para tira-gosto, 200 kg de cortes de carne suína para uma feijoada completa, 60 kg de farinha de mandioca, 100 kg de mandioca, 110 kg de arroz, 80 kg de laranja fresca”, calcula João Matos.
As inovações da boa mesa não param por aí. “Outra novidade: o chef Thiago Caiafa vai servir o ‘Tudo junto e misturado‘, um super mexidão que será preparado em três pontos do salão, com panelas de paella”, revela César Romero.
Tudo isso regado a cerveja gelada, estação de drinks, sucos, e sobremesas, que este ano terá parceria com a Sol e Neve. E não custa lembrar, né, se for beber, dá uma de Angélica e “vá de táxi”.
Infelizmente, este ano não vou poder participar desta maravilhosa festa. Mas é por um bom motivo. Estarei em viagem romântica por Buenos Aires, na Argentina, comemorando Bodas de Estanho. Aproveito e convido você que me lê para nos acompanhar nesta viagem seguindo o Instagram @gastrocomamor. Vamos mostrar nossas aventuras gastronômicas com diários de bordo. E, desde já, desejo ao amigo César Romero e a todos os convidados da Feijoada da Torcida, una Buena Fiesta!!!