Como utilizar a metodologia 5W2H na sua Gestão Financeira

Trata-se de uma ferramenta que auxilia na estruturação de um plano de ação com o objetivo de atingir determinada meta. A metodologia 5W2H permite que novos projetos e iniciativas sejam bem definidas, e claras para que se aumentem as chances de alcançar os resultados desejados no tempo proposto.

Por Letícia Leite

A metodologia 5W2H é uma ferramenta que visa facilitar o planejamento de qualquer atividade, os empreendedores devem usar ferramentas estratégicas, a seu dispor em favor do desenvolvimento do negócio, pois quanto mais bem gerida a empresa, maior a probabilidade de sua sobrevivência no mercado e melhores serão os resultados.

Com a rotina agitada das empresas, muitos profissionais não estruturam suas atividades de maneira ordenada. Não se deve perder de vista a importância de ter um planejamento estratégico. A organização é o passaporte para o sucesso de um novo negócio.

 

O que é a metodologia 5W2H?

 

Trata-se de uma ferramenta que auxilia na estruturação de um plano de ação com o objetivo de atingir determinada meta. A metodologia 5W2H permite que novos projetos e iniciativas sejam bem definidas, e claras para que se aumentem as chances de alcançar os resultados desejados no tempo proposto.

Com Planos de Ação criados por esse método é possível tomar melhores decisões e entender o que deve ser feito para resolver um problema ou implementar um novo processo, por exemplo.

Basicamente o 5W2H funciona da seguinte maneira: para criar um Plano de Ação você deve responder 7 perguntas. São elas: O que será feito? (What); Quem será o responsável? (Who); Quando será feito? (When); Onde será feito? (Where); Qual o motivo de ser feito? (Why); Como será feito? (How); Quanto custará? (How much)

 

5W2H aplicado a Gestão Financeira

 O 5W2H pode ser uma ferramenta importante na hora de criar Planos de Ação e pode ajudar e muito na sua Gestão Financeira. Vamos ver alguns exemplos:

 

1. Previsão de Gastos

Para ter um bom processo de Previsão de Gastos, é importante, além de fazer o planejamento financeiro, controlar as tarefas necessárias para se concluir o objetivo, então vamos criar um Plano de ação para cada uma dessas tarefas. Todo esse processo é importante para conseguir se antecipar e planejar para custos futuros.

Planejamento Financeiro

Todo gestor financeiro deve se preocupar em fazer o Planejamento Financeiro da empresa, para conseguir entender exatamente o quanto cada área pode gastar, o quanto a empresa precisa vender e, com esses números batendo, o quanto a empresa terá de lucratividade.

O Orçamento da empresa dará um norte para o negócio, tanto do quanto ele deve vender, quanto da quantidade de dinheiro que ele poderá gastar. Por isso sua importância.

 

  • What (O que será feito?): Montagem do Planejamento Financeiro do Primeiro Semestre da Empresa.
  • Why (Qual o motivo de ser feito?): Planejar o orçamento para evitar surpresas durante o período
  • Who (Quem será o responsável?): Gerente Administrativo Financeiro
  • When (Quando será feito?): Início:01/10/2022 à Prazo Final:15/10/2022
  • Where (Onde será feito?): Na própria empresa
  • How (Como será feito?): Levantamento de dados históricos, montar o planejamento financeiro, comunicar os orçamentos para áreas da empresa.
  • How much (Quanto custará?):

 

 2. Diminuir Custos

 Um dos principais objetivos da área financeira é diminuir os custos da empresa. A diminuição de custos é uma das responsáveis por aumentar a sua taxa de lucratividade, pois vai se gastar menos para ter uma receita igual a patamares anteriores. No exemplo abaixo vamos ver como uma empresa pode diminuir seus custos com alguns planos de ação.

Mapear Custos

Antes de começar a pensar em diminuir os custos, é importante mapear as principais despesas da sua empresa e descobrir quais as que causam mais impacto. Para isso é importante criar um Plano de contas e fazer um registro das principais movimentações de entradas e saídas financeiras da empresa.

  • What (O que será feito?): Mapeamento das despesas e receitas e criação do Plano de Contas.
  • Why (Qual o motivo de ser feito?): Fazer melhor controle financeiro da empresa.
  • Who (Quem será o responsável?): Diretor Administrativo Financeiro
  • When (Quando será feito?): Início:15/10/2022 à Prazo Final:30/10/2022
  • Where (Onde será feito?): Na própria empresa
  • How (Como será feito?): Mapear principais receitas, mapear principais despesas, separar receitas e despesas em grupos de contas, criação do plano de contas
  • How much (Quanto custará?):

 

Analisar Fluxo de Caixa

 Depois do Plano de Contas concluído é hora de começar a analisar os resultados financeiros da empresa através da análise do fluxo de caixa. Assim você conseguirá entender claramente quais as principais despesas que estão afetando a sua lucratividade.

  • What (O que será feito?): Serão analisados os lançamentos e quais as contas que trazem prejuízos.
  • Why (Qual o motivo de ser feito?): Para que possamos descobrir e diminuir os principais custos
  • Who (Quem será o responsável?): Gerente Financeiro
  • When (Quando será feito?): Início:01/11/2022 à Prazo Final:15/11/2022
  • Where (Onde será feito?): Na própria empresa
  • How (Como será feito?): Analisar os gráficos das principais receitas e despesas, verificar gastos desnecessários, fazer relatório com principais sugestões
  • How much (Quanto custará?):

 

Quanto mais planejamentos os gestores aplicarem nos processos de sua empresa, maiores são as chances de o negócio ter sucesso no mercado. Ao aplicar a metodologia 5W2H na gestão financeira, o controle financeiro será aprimorado e o gestor conseguirá desenvolver a empresa com as finanças saudáveis.

O importante é documentar de forma clara, organizada e detalhada as respostas para as 7 perguntas para que as informações contidas no planejamento não gerem dúvidas

Cabe ressaltar que a ferramenta é dinâmica e que permite ajustes. Por isso, é preciso que o gestor acompanhe o andamento das atividades, se atentando a possíveis necessidades de adição, modificação ou eliminação de alguma etapa, sempre comunicando todos os envolvidos.

 

CREDITOS LARCHCOMPARTILHALETICIA

Grupo Larch

Grupo Larch

Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também