Social Listening é um processo que amplia a comunicação entre marca e público e que consiste na identificação e análise das menções, comentários e sentimentos sobre a marca nas redes sociais.
Enquanto social monitoring consiste apenas no acompanhamento das respostas e reações do público aos produtos e as propagandas da empresa, a estratégia de social listening dá um passo adiante, coletando as opiniões do público, positivas ou negativas, com a intenção de desenvolver uma estratégia de marketing mais eficaz.
Por que ele é essencial?
O Social Listening é essencial para o posicionamento da marca, uma vez que permite que ela supervisione a forma como é vista pelos seus stakeholders e, assim, melhore suas campanhas de marketing. Com essa estratégia, é possível usar os insights coletados para identificar oportunidades e inclinações do mercado e gerir a reputação da empresa – visto que com crescente quantidade de fake news e a velocidade com que as informações se espalham atualmente, é fundamental conseguir conter e prevenir quaisquer desinformações ou desentendimentos a respeito da empresa.
Além disso, o Social Listening é muito útil para a análise da concorrência, evidenciando as forças e fraquezas dos concorrentes e demonstrando chances de diferenciação e superação.
Esse método também possibilita que a equipe de marketing/comunicação consiga encontrar os influenciadores digitais mais relevantes para a formação da opinião do público online e que concordam com os valores da empresa.
Benefícios para Estratégias de Marketing
A prática do Social Listening é muito vantajosa nas estratégias de marketing, uma vez que permite:
- Melhor compreensão das preferências e demandas reais do público;
- Criação de conteúdo relevante ao se basear nos interesses do público, resultando em campanhas mais assertivas;
- Personalização do conteúdo dependendo do público-alvo para uma comunicação mais eficaz e engajada;
- Ajuda na tomada de decisões baseada em dados, evitando campanhas com menos resultados que o esperado;
- Análise das tendências do momento, facilitando a adaptação da empresa ao mercado;
- Monitoramento das reações do público às estratégias de marketing do concorrente.
Para implementar essa prática é necessário utilizar ferramentas para essa coleta de dados, definição de palavras-chave e tópicos a serem monitorados e interpretados para entender as perspectivas do público sobre diferentes pontos, e uma análise qualitativa e quantitativa das menções à marca, buscando padrões, para identificar as principais opiniões dos consumidores. Após esse momento de coleta de dados e insights, é possível transformar esse resultado em estratégias de marketing mais eficientes.
Um exemplo de uso inteligente dessa prática foi o do Spotify, que adicionou a ferramenta de DJ IA (função que cria um show personalizado para o assinante, unindo seu gosto musical a comentários sobre a playlist feitos por um locutor gerado por IA) nas contas do Reino Unido e da Irlanda depois de muitos pedidos online. E a empresa não só ouviu o público, como postou nas suas redes sociais o anúncio sobre a atualização junto com os comentários pedindo a funcionalidade em outros países, demonstrando a importância de ouvir o público e o impacto que o cliente tem no próprio serviço/ferramenta que consome.
Consegue pensar em outra empresa que alavancou alguma ação ao adotar o Social Listening?