Quadro em Branco

Casar é como ganhar um quadro em branco

Por Gilsara Mattos Côrtes

simon lee zft W1kVEhg unsplash
Foto: Simon Lee – Unsplash

Na escola, ganhamos uma folha em branco e um limite de tempo para entregar uma redação.

Quando acaba o tempo, temos que entregar a folha para o professor e torcer para que tenhamos sucesso em sua avaliação de nosso trabalho.

Na vida é a mesma coisa.  O que você tem colocado na folha da sua vida? 🙂

O casamento nos foi dado por D’us para que este trabalho se torne mais divertido, rico, agradável e interessante.  

Quando nos casamos é como ganhar um quadro em branco onde colocaremos o conteúdo que quisermos.

É uma folha   para dois. 

Um quadro a ser pintado a 4 mãos. 

É um trabalho de equipe.

Cada um dos cônjuges construirá conteúdo neste quadro de acordo com a sua individual competência, modo de pensar sobre tudo, ou seja, seus conceitos criados pelo seu histórico de vida, e de sua criação.  

Sim, a criação influencia a vida de todos assim como os seus atos.

E como fazer para criar um bom conteúdo do qual você se orgulhe?

Encontrar um(a) parceiro(a) compatível não é o suficiente.

É preciso PLANEJAMENTO.

E isso é para que haja um trabalho harmônico entre ambos e também no trabalho criado por ambos neste quadro.

💎 Sabe, para produzir um filme, primeiro é preciso ter um roteiro.

Depois, é preciso elaborar, planejar formas de realizar cada cena.

Pensar nos locais, nos ângulos de filmagem, e por aí vai. Cada detalhe conta para o resultado final.

E tudo dependerá do olhar do Diretor, da forma que ele entende o roteiro em sua mente, e isso acontece a partir de sua PERSONALIDADE.

O mesmo roteiro pode ser produzido de várias formas diferentes, sendo a partir do jeito de pensar de cada Diretor. 

Por esse motivo um roteirista busca o Diretor cujo olhar se alinha com o dele, para que a produção seja a mais fiel possível ao que ele IMAGINOU / IDEALIZOU quando o escreveu.

O mesmo acontece com as pessoas em suas vidas. 

Nós também almejamos viver uma boa jornada             (vida/filme), ser feliz e ter bons resultados de nosso trabalho.

Então o certo é buscar o  cônjuge que se alinha a nós. Mas isso não é ainda garantia de sucesso, pois tem a possibilidade da caminhada se tornar mecânica, matemática e massante por não ter nenhuma emoção e então cair na rotina, no entediante dia a dia  previsível, o que pode levar ao divórcio e/ou ao adultério, devido a enorme insatisfação. 

Portanto devemos sim, primordialmente fazer um planejamento a longo prazo do conteúdo que queremos criar juntos neste quadro em branco, mas também  devemos, como em uma Revista, deixar blocos em branco para serem preenchidos com aventuras imprevistas que dão aquele gosto especial ao casamento.  

Mas todos estamos em crescimento, em constante evolução – e isso é bom, é ótimo! – então em algum momento poderemos mudar de ideia em relação ao planejado, mudando-o ou aprimorando-o   ou ainda, querer algo que surgiu, como por exemplo, uma festa para a qual fomos convidados, um Cruzeiro cujo desconto é imperdível e que se encaixa naquele feriado prolongado.

Planejamento é estrutural, essencial, nossa bússola, nosso mapa para que saibamos onde queremos chegar e como tornar essa rota  possível, mas não devemos jamais, deixar partes não preenchidas  neste quadro, para não ficar aquela sensação incômoda de que não estamos aproveitando a vida totalmente, de que não estamos curtindo-a, mas só cumprindo obrigações.

🔔 Vamos nos lembrar de que até na escola tem a hora do recreio, por mais que você ame – como eu – estudar.

E então, agindo desta forma, e sendo sempre parceiros fiéis um do outro, buscando sempre manter o combinado, e estando sempre alinhados com o querer a felicidade um do outro (assim como a própria), ao preenchermos o quadro todo, poderemos olhar para ele com orgulho e dizer “Uau… Que bela jornada ”. 

E então brindar ao lindo trabalho feito e vivido juntos e aí, pendurá-lo na parede para inspirar as futuras gerações que virão a partir de nós, de nosso empenho, de nosso planejamento, de nosso trabalho em equipe chamado CASAMENTO. 🥂 

 

🟣 Prescrição terapêutica de hoje para ilustrar minha mensagem, é MÚSICAS! Doses diárias. 🙂

I Feel Good – James Brown

e

What a Wonderful World – Louis Armstrong  

*Contato: Whatsapp: 32.9846.55011

 

 

Gilsara Mattos Côrtes

Gilsara Mattos Côrtes

Criadora do curso “Felizes para Sempre, Existe!”, Gilsara Mattos Côrtes é  terapeuta pela IBFT, e pretende levar aos casais a felicidade conjugal das telas de cinema, esta almejada realidade para as suas vidas. Em sua coluna, vai compartilhar dicas que os leve a trilhar o caminho até este objetivo, retirando dele as ervas daninhas que o torna cheio de dissabores e desencontros. O casamento é como uma dança, que deve ser agradável para ambos enquanto desfilam no grande baile que é a vida. O objetivo da coluna é mostrar como acertar o passo, se afinar ao outro, dançar no mesmo compasso e se divertir com esta dança extasiante chamada casamento. É também publicitária, palestrante e autora de livros e roteiros para cinema.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também