Você já ouviu falar no “Golpe do falso advogado”? Veja como se prevenir

Se for contactado por alguém se passando por seu advogado, por qualquer meio de comunicação, DESCONFIE, POIS PODE SER UM GOLPE.

Por Simone Porcaro

falso advogado 2 4

Vivemos tempos difíceis, não temos mais sossego. A prática de golpes vem crescendo assustadoramente e por isso a atenção deve ser dobrada, triplicada, quadriplicada.

O GOLPE DO FALSO ADVOGADO é um esquema criminoso que vem sendo aplicado de forma crescente e está causando inúmeros prejuízos àqueles que tem alguma ação em curso na Justiça.

Depois de meses ou até anos de espera por um resultado exitoso, os clientes estão sendo abordados por criminosos se passando por seus advogados ou funcionários do escritório de advocacia.

De modo geral, os golpistas abordam as vítimas pelo WhatsApp, e-mail, ligações ou videochamadas e informam sobre um suposto ganho financeiro decorrente de uma ação judicial, induzindo a vítima a realizar transferências bancárias ou PIX para a liberação dos valores.

Para serem convincentes, os criminosos utilizam nome e foto do advogado que atua na causa e enviam para a vítima dados do processo, além de documentos que parecem ser emitidos e assinados pelo Tribunal de Justiça, com indicação do valor que o cliente supostamente teria a receber, dando a impressão de que foram confeccionados por um juiz. Enfim, valem-se de técnicas de persuasão sofisticadas.

A vítima, acreditando se tratar do advogado ou advogada que lhe assiste, atende às solicitações do golpista e lhe transfere os valores solicitados.

Muita atenção!!!

Quando for contactado por qualquer pessoa se passando pelo seu advogado, desconfie.

Antes de fazer qualquer movimentação bancária procure seu advogado ou advogada, ligue ou vá pessoalmente ao seu escritório para se certificar que, de fato, houve julgamento do seu processo e consequente liberação de valores.

Desconfie quando o suposto advogado tentar te convencer que necessita com urgência daquela transferência bancária ou informações de dados, usando técnica para que se sinta pressionado e com medo de perder o dinheiro se não resolver tudo naquele momento.

Não tenha pressa, pois se tiver algum dinheiro a receber proveniente de ação judicial, depois que se certificar com seu advogado, o valor poderá ser transferido com segurança.

Fiquem atentos e não se deixem enganar pelo FALSO ADVOGADO.

Fico por aqui. Até a próxima.

Simone Porcaro

Simone Porcaro

Advogada há 31 anos atuando em Juiz de Fora e em vários Estados da Federação nas áreas do Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família, Direito Público entre outras. Filósofa formada pela UFJF. Participo do quadro "Em dia com a lei" a muitos anos, inicialmente transmitido pela Rádio Solar e atualmente pela rádio transamérica.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também