Divórcio cinza: significado e causas

Este é o nome dado ao divórcio de pessoas que mantiveram o casamento por muitos anos e após os 50 anos de idade decidem se separar

Por Simone Porcaro

Divórcio cinza: significado e causas
Foto: Freepik

O que é denominado divórcio cinza é a separação de casais acima de 50 anos, que viveram anos e anos juntos.

Esse tipo de separação, segundo pesquisa do IBGE, passou de 10% em 2010 para 30% nos dias de hoje.

E qual a explicação para o aumento do número de divórcio entre pessoas mais maduras?

As pesquisas apontam algumas possibilidades que podem influenciar significativamente na decisão de casais 50 + se divorciarem, são elas:

Expectativa de vida: a melhoria das condições de saúde, o desenvolvimento da medicina, melhoria dos hábitos alimentares, dentre outros, faz com que os brasileiros tenham uma maior expectativa de vida. O aumento da longevidade pode ser um motivo para largar os parceiros em busca da realização dos planos que ficaram esquecidos.

Aposentadoria: Com a aposentadoria, que possibilita mais tempo livre sem muitos compromissos com a rotina de trabalho, os casais tem a oportunidade de refletir sobre o casamento, redefinir as prioridades e pensar se aquela convivência realmente está valendo a pena.

Empoderamento feminino: As mulheres atualmente sabem seus limites, seus desejos, suas fraquezas, enfim, estão mais conscientes do seu valor e das suas possibilidades. Dificilmente a mulher moderna tolera falta de respeito e abusos no casamento.

Maioridade dos filhos: Aliado as causas acima, a maioridade dos filhos é um fator que eleva o número de divórcios entre pessoas maduras, já que a partir daí cessam as responsabilidades dos pais.

Analisando as causas do aumento do número do divórcio cinza é possível concluir que não se trata de uma ruptura, mas sim da perspectiva de uma nova fase da vida no mundo moderno.

Fico por aqui. Até a próxima.

Simone Porcaro

Simone Porcaro

Advogada há 31 anos atuando em Juiz de Fora e em vários Estados da Federação nas áreas do Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família, Direito Público entre outras. Filósofa formada pela UFJF. Participo do quadro "Em dia com a lei" a muitos anos, inicialmente transmitido pela Rádio Solar e atualmente pela rádio transamérica.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também