Outubro Rosa: o que é e porque é um mês tão importante

Conhecer e exercer os direitos das mulheres é fundamental para enfrentar o câncer de mama com dignidade e acesso ao melhor tratamento possível

Por Simone Porcaro

outubro rosa

Muitas leitoras e leitores já devem saber que o Outubro Rosa é um movimento internacional para conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e somente em 2002 no Brasil. Mas foi em 2008 que o movimento ganhou força e as campanhas de prevenção ao câncer de mama decolaram.

Infelizmente temos notícias de que no Brasil existe um grande número de mortes decorrentes do câncer de mama e que, quase na sua totalidade, por causa do diagnóstico tardio.

Por isso a importância de estarmos sempre abordando esse assunto e trazendo informações sobre os direitos das mulheres para prevenção e tratamento do câncer de mama.

É bom saber que nós mulheres temos – garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) – o direito de realizar mamografia anual a partir dos 40 anos, exames adicionais, tratamento fora do domicílio, reconstrução mamária, além de atendimento por equipe de saúde multidisciplinar para garantir um tratamento integral.

E não é só! Além do tratamento pelo Sistema Único de Saúde, temos direitos previdenciários e assistenciais tais como: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, isenção de Imposto de Renda, dentre outros.

E não somente as mulheres assistidas pelo SUS que tem seus direitos garantidos. Aquelas que tem Plano de Saúde também os tem.

Mas é bom dizer também que se esses direitos forem vilipendiados precisamos buscar o cumprimento das leis para garanti-los.

E o que devemos fazer?

Em caso de dificuldades no acesso ao diagnóstico e/ou tratamento, seja pelo SUS ou pelos Planos de Saúde, busque orientação jurídica o quanto antes para que o profissional inicie uma ação judicial para garantir o cumprimento dos nossos direitos.

Conhecer e exercer nossos direitos é fundamental para enfrentar o câncer de mama com dignidade e acesso ao melhor tratamento possível.

Fico por aqui. Até a próxima.

Simone Porcaro

Simone Porcaro

Advogada há 31 anos atuando em Juiz de Fora e em vários Estados da Federação nas áreas do Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família, Direito Público entre outras. Filósofa formada pela UFJF. Participo do quadro "Em dia com a lei" a muitos anos, inicialmente transmitido pela Rádio Solar e atualmente pela rádio transamérica.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também