Bar do Botina: é um bar ou é um oásis?

O Bar do Botina, famoso nas décadas de 1980 e 1990, volta à ativa no Borboleta

Por Butecos de JF

WhatsApp-Image-2025-02-19-at-15.45AIRTONN5AIRTON6AIRTON7AIRTON8
<
>

O Bar do Botina tem história, e muita! O bar bombava nas décadas de 1980 e 1990, e atraía não só os moradores do Bairro Borboleta, mas também gente de todo canto da cidade, que ia até lá aproveitar o ambiente e as comidas e bebidas oferecidas.

O bar voltou e no mesmo espaço: repleto de árvores, muitas delas frutíferas, o que resulta num ar fresco e muita sombra para gente aproveitar, descansar e contemplar. A natureza aqui foi preservada, e há várias nascentes no lugar. Por conta disso, há um lago no meio do espaço que abriga várias carpas coloridas, e logo em frente um deck com mesas bistrô e ombrelones convidando os visitantes a se ajeitar por ali confortavelmente, ou se preferirem, nas mesas da varanda onde fica o palco dos shows que acontecem aos finais de semana. Há ainda outro patamar acima, no andar da cozinha, igualmente confortável e com uma visão privilegiada de todo o lugar. Um ambiente sem igual numa área urbana de Juiz de Fora, e ao mesmo tão pertinho da gente! Que sorte!

O cardápio da casa conta com petiscos variados, porções e também com almoço completo, tudo ajustado com o tamanho da fome dos visitantes. Eu recomendo, para começar, o bolinho cervejeiro, feito com linguiça de pernil, e também o croquete alemão que é receita do meu amigo Viumar, que além de mestre cuca é cliente antigo do Botina e agora pôde voltar a frequentar o renovado espaço com os amigos: a ele devo a dica deste belo bar e restaurante.

bar do botina

Voltando às porções, há por lá um atraente torresmo de rolo, e mais uma série de petiscos que vão desde a batata frita, moelinha ao molho, língua defumada, caldinho de feijão – para citar as minhas preferencias de botequim – e também crocs de frango ou de tilápia, lombo defumado, pernil acebolado, filé mignon com gorgonzola e outras opções mais elaboradas e muito saborosas também.

O cardápio de almoço, aos finais de semana, conta com uma feijoada no capricho e completinha, picanha grelhada, alcatra à parmegiana, lombo recheado, frango cremoso com requeijão, tropeiro com lombo e um interessante joelho de porco crocante, afinal aqui é o bairro alemão de JF né, gente?! Para acompanhar toda essa comilança, muita cerveja estupidamente gelada e uma carta de drinks bem variada, além de bebidas destiladas de qualidade.

O Bar do Botina é um verdadeiro oásis urbano, ótimo para passearmos nesses dias de calor intenso, contando com muita gastronomia e bebida boa, e por isso já merece nossa visita! Vamos juntos?!

Rua Humberto Menini, 235 – Borboleta

Sexta e Sábado de 11 às 00h

Domingo 11 às 19h

Instagram: @bar_do_botina

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também