Todo esse papo de Copa do Mundo no Qatar me deixou com vontade de comer comida árabe de verdade, nada de filés folheados a ouro que me parecem um tanto indigestos, vide os resultados da Seleção após alguns jogadores terem comido essa iguaria em Doha. Então, prefiro comida árabe genuína, que, para minha sorte, encontro com relativa facilidade, pois há um grande número de descendentes do povo daquela região habitando nossa cidade.
E para matar essa vontade, recorri ao Murad Comida Árabe, que oferece vários pratos saborosos e cheios da riqueza dos temperos típicos da culinária do oriente médio. Para começar, o prato que leva nome de cidade: Beirute! O pão sírio recebe em seu interior uma série de recheios, como por exemplo, kafta, frango, frango desfiado, abóbora e grão de bico e adicionais de muçarela, bacon, alface, tomate, cebola, cheddar ou catupiry, além do molho especial da casa. A capital do Líbano é quem nomeia esse sanduba e está muito bem homenageada desta forma.
Não podia deixar de recomendar o quibe – e aqui veio a saudade do saudoso Kibe do Mauad que encerrou as atividades recentemente. Mas o Murad logo se colocou como excelente opção para acabar com esse saudosismo e cumprir o papel de oferecer esse prato com maestria, com recheios e massa muito gostosos. O formato do kibe é diferente, com a massa aberta e recheio aparente – olhe as fotos e fique com água na boca! E falando nas possibilidades de recheio, temos por lá carne com especiarias, catupiry, cheddar, labne, homus e napolitano. Ficou em dúvida? Peça a porção, deguste e experimente todos os sabores.
A esfiha não pode ser deixada de fora nas recomendações. Por lá temos as esfihinhas, muito requisitadas, em pequenas versões salgadas e doces, e as clássicas esfihas abertas, com sabores tradicionais de carne, calabresa, frango e napolitana que podem ser acompanhadas de cream cheese, catupiry, cheddar e labne. Já as esfihas especiais chegam nos sabores bacon com queijo, bacon com queijo e mel e pepperoni com catupiry. Há também as esfihas veganas e vegetarianas, como a de ricota temperada, espinafre com muçarela, ricota com espinafre, berinjela e também a especial de queijo com palmito. Outro sabor exclusivo é a Esfiha da Vó, com lascas de carne de porco ao molho.
Para coroar todo esse cardápio, as pastas são outra excelente opção, sendo oferecidas tanto numa Torre Árabe, que leva quibe cru recheado com cream cheese e cobertura de labne, quanto nas tradicionais pastas individuais, ótimas para comer com pão sírio, nos sabores homus, labne e ainda o quibe cru e o tabule, tão tradicionais na culinária árabe.
Há ainda novas porções que chegam para coroar a estréia do Murad com seu atendimento presencial – até pouco tempo eles eram exclusivamente delivery – no seu novo endereço, muito confortável e ótimo para reunir turma e família. Experimente a porção de kibe cru com pães sírios, ou as mini kaftas acompanhadas pelo molho da casa, e temos ainda o Trio de Pastas, com quibe cru, labne e homus. Drinks agora também integram o novo cardápio, que oferece ainda as cervejas do grupo Heineken, sempre geladinhas e do jeito que a gente gosta. E taí mais um motivo para eu esquecer do Qatar: depois que soube o preço da cerveja naquele país, prefiro ficar aqui mesmo em nossa cidade – pelo menos umas mil e uma noites – comendo e bebendo no Murad!
End.: Av. Olegário Maciel, 1.944 – Paineiras
Dias e Horários: Dom a Qui de 18 às 23h / Sex e Sab de 18 Às 00h
Instagram: @muradjf