Komm zum Deutschen Schmetterling!!! Venha para a Borboleta Alemã!!!

Nos próximos dias, a Festa Alemã vai acontecer no shopping Jardim Norte, mas você pode ir ao Bairro Borboleta o ano todo

Por Butecos de JF

Bartolomeu 1

O Bairro Borboleta é conhecido como o bairro alemão de Juiz de Fora, inclusive por Lei Municipal. Por lá, os colonos se estabeleceram há 165 anos e também, há muitos anos, se celebra ali, fazendo parte do calendário oficial de eventos da cidade, a Deutsches Fest, a tradicional Festa Alemã.
Mas, neste ano, devido à interdição da Rua José Lourenço, restou à organização levar a festa para o estacionamento do shopping Jardim Norte, que curiosamente está em outro local que foi ocupado pelos alemães naqueles tempos de colonização, chamado à época de Villagem, a Vila Operária da Colônia Alemã, hoje bairros Manoel Honório e Fábrica.
Ainda que a festa ocorra neste local, eu que frequento o evento há mais de 20 anos me sinto tentado a dar um passeio pelas ruas do Bairro Borboleta, e assim rever a arquitetura e o comércio daquele agradável lugar que sempre acolheu os visitantes tão bem nas festividades anteriores. E sei que se eu chegar lá com um chapéu de tirol e com minha caneca pendurada num tirante, serei muito bem recebido e ninguém vai achar nada estranho essa visita.

Radici 3
Radici Pizzeria

Pois vai aqui um roteiro: chegue ao bairro e, logo na entrada, há uma capelinha à direita que marca a entrada da Rua Jacob Lawall. Siga até o final desta rua e por lá você encontra a Cervejaria São Bartolomeu. Nada mais providencial do que uma fábrica de cerveja num bairro alemão, concordam? Volte em direção ao bairro e aproveite para ver as casas típicas da época da colonização, inclusive a Casa do Colono Alemão, que guarda rico acervo cultural dos imigrantes. Adiante, você já pode parar e abastecer sua caneca de Chopp no Zakas Gastrobeer, servindo-se de petiscos como uma picanha suína defumada guarnecida com batatas rústicas, palitinhos de bacon ou uma saborosa linguiça recheada de torresmo e coberta com queijo.

Tijanio 1
Tijânio Lanches

Um pouco mais à frente, ladeando a Igreja Matriz São Vicente de Paulo, chegamos a Hamburgo. Brincadeira minha: chegamos ao hambúrguer do Tijânio, celebrado pelos vizinhos do bairro como uns dos melhores de lá, e onde pode-se beber uma cerveja enquanto a chapa esquenta para o preparo dos tradicionais burgers da casa. Se sua opção foi seguir pela esquerda da Matriz, há por ali o novo endereço da Radici Pizzeria, que ampliou o seu espaço a pedido dos seus clientes ávidos por comer a Flammkuchen, típica pizza da região da Alsácia e muito popular na Alemanha. Ela fica ótima com um Chopp sempre gelado que a gente encontra na pizzaria. Como eu sou do boteco, logo indico uma parada no Tic Tic, lugar apreciado pelos moradores do bairro pela cerveja gelada e petiscos de botequim, com destaque para um bolinho de carne que ainda não comi igual em Juiz de Fora. Os fins de semana por lá são concorridíssimos.

Zakas 1
Zakas Gastrobeer

Pela mesma Rua Irmão Menrado você vai encontrar – o ano todo – o pão alemão dos Scheffer e também a cuca de banana ou goiabada. Uma delícia. E para terminar os festejos e a caminhada, pare na Taberna Alemã, peça mais um Chopp e coma um Eisbein, o famoso joelho de porco, ou então um salsichão. Melhor: aproveite para experimentar o prato da casa para o JF Sabor: tiras de joelho de porco defumado empanado em molho com especiarias, depois em flocos de milho, pimenta do reino e parmesão. Acompanha chucrute feito com especiarias, bacon, repolho refogado, mostarda, salada de batatas especial e molho curry. O prato foi batizado de “Alemão de Minas”, e olha só: depois desse roteiro, acho que todos nós somos verdadeiros alemães mineiros também, não é verdade? Então vamos ao Borboleta!

 

Taberna Alema
Taberna Alemã
Bartolomeu 2 Radici 1 Radici 2 Taberna Alemã Gal Oliveira Tic Tic 1 Tic Tic 2 Tijanio 2 Zakas 2 Zakas 3
<
>
Picanha suína defumada com batatas do Zakas
Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também