Quando o assunto é botequim, cada um tem seu petisco campeão

Todo bar merece um título, e por isso vamos revezando nossos campeões

Por Butecos de JF

1o prato dona rosa foi o destaque servido aos clientes que rendeu ao venezas bar o titulo de melhor boteco do brasil 1688565004238 v2 900x506
Prato Dona Rosa rendeu ao Venezas Bar o título de melhor boteco do Brasil (Foto: Divulgação)

O prato que aparece no início desta coluna foi eleito o melhor petisco de botequim do Brasil. Chama-se “Dona Rosa” e é oferecido pelo Bar Venezas, cujo nome remete à cidade italiana, mas fica no bairro Ipiranga, aquele mesmo do grito de Independência, lá em São Paulo. A receita leva aligot, um purê com queijo, cuja receita é originária da França, acompanhado de ragu de pernil a vinha d’alhos, uma receita bem portuguesa. Uma pluralidade bem típica da multicultural São Paulo, não é verdade? Mas bem distante do que eu vejo nas estufas dos botequins por aí, ou mesmo saindo das surradas panelas de pressão das cozinhas dos mais antigos botequins Brasil afora. Mesmo assim, parabéns para eles! Convenceram os jurados e o público da capital paulista, e depois, na etapa final, os jurados nacionais que avaliaram os campeões de cada cidade e, assim, elegeram o melhor petisco e botequim do Brasil!

Asinha Dirceus Bar Divulgacao
Surpresa Caipira do Dirceus Bar(Foto: Divulgação)

Eu, que já fui jurado de vários concursos de gastronomia, prefiro eleger toda semana um petisco campeão. Sim, meu amigo leitor, pode parecer um tanto promíscuo esse hábito nada fiel, mas desde quando preciso jurar amor a um só petisco, tendo tantos tão gostosos por aí? Pois assim sigo, e nesta semana eu elegi a Surpresa Caipira, do Dirceus Bar, a minha receita campeã! Trata-se de uma asinha de frango, desossada, com aquela crocância na parte externa recheada com muito bacon no meio da asa. É fácil de comer: você pega na pontinha da asa, mergulha ela num dos molhos que acompanham a porção – eu recomendo o pesto – e dá uma bela mordida. Daí é só suspirar enquanto mastiga esse prato vencedor! E o melhor: Dirceu decidiu manter o preço econômico do petisco que foi oferecido no concurso Comida di Buteco: módicos R$30.

Do concurso ele também manteve uma bela promoção: de terça a quinta feira se você tomar três cervejas Amstel a quarta é cortesia da casa! Outra novidade foi a chegada da Heineken por lá, que inclusive, tem o melhor preço dos bares do Alto dos Passos, pode ir lá conferir. Dirceu tá imbatível. E assim segue o meu campeão, trabalhando honestamente de segunda a segunda, com seu bar que serve petiscos saborosos e também almoço diariamente, com destaque para a feijuca aos sábados. Tudo isso num ambiente agradável que agora conta com um belo parklet logo em frente – disputadíssimo inclusive.

Pastel-Dirceus-Bar Torresmo-Dirceus-Bar
<
>
Pastel e torremos também estão do cardápio de petiscos do Dirceus Bar (Fotos: Divulgação)

Se você for lá, aposto que vai dar seu voto e eleger esse belo bar como seu campeão também, nem que seja naquele momento. Depois a gente reveza a titularidade, e ele não vai ficar nem um pouco enciumado, desde que você volte lá mais vezes, não é Dirceu? E a gente volta, porque é bom demais!

Endereço: Rua Dom Viçoso 168 – Passos

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também