Neste mês de festas juninas no qual continuamos a evitar aglomerações, deixemos pra Brasília a formação de quadrilhas e vamos aproveitar por aqui mesmo os festejos juninos. Para tanto, e em homenagem ao santo que guarda a chave do céu, sugiro uma romaria pelo Bairro São Pedro. Visite os butecos da região, mas não se esqueça do providencial uso da máscara e use álcool à vontade, afinal, não quero que você visite o santo presencialmente, só lhe renda homenagens aqui da terra mesmo, combinado?
Bar do Bené
A Mary preserva a tradição de seu pai, o saudoso Bené, em suas porções saborosas e ambiente aconchegante, agora não mais na via principal do bairro, mas bem pertinho do endereço original. Originais também são seus pratos, que renderam títulos no concurso Comida di Buteco, como o Trem Bão, campeão em 2016 e que continua sendo um dos mais pedidos pelos clientes.
Rua Honório Antonio da Silva 465
Tel.: 98813-6345
Buteco do Príncipe
O pessoal de Tebas já conquistou o paladar dos clientes do Bairro São Pedro, afinal, o “DNA” butequeiro dessa turma que movimenta a monarquia dos butecos no Centro, com os bares Rei, Rainha, Princesa e Príncipe, sabe do que a gente gosta: comida raiz e de botequim, privilegiando a estufa e não se esquecendo das porções generosas. Tudo isso acompanhado de uma cerveja bem gelada.
Rua Sebastião Ferreira 2
WhatsApp: 99821-8670
Caneca Zero Grau
A Caneca Zero Grau carrega no nome um dos principais atrativos da casa, não precisando de muita explicação. Cerveja lá é tratada com reverência, sendo servida “trincando” nas canecas congeladas. Petiscos e porções, como o rocambole de torresmo, preenchem o cardápio cheio de opções gostosas pra acompanhar a bebida. Vale a visita para um brinde quase congelado, bem do jeito que a gente gosta.
Avenida Presidente Costa e Silva 1516
WhatsApp: 3031-4600
Point da Cerveja
O chef Marcão de Paula, cliente do Point da Cerveja, atestou: a breja por lá é uma das mais geladas de Juiz de Fora. Adicione aí um cardápio enxuto, porém com tudo o que a gente precisa pra comer bem enquanto aproveita o botequim. A tilápia recheada com povolone, o trio mineiro e a famosa costela são as dicas para os botequeiros aproveitarem esse imperdível point.
Rua Sebastião Ferreira 2 Lj A
Whatsapp: 98889-3803
Bar do Gaúcho
O Gaúcho foi um dos precursores da costela assada ao bafo na cidade. No início, era uma aventura acertar o endereço de lá para quem não era do bairro. Depois a peleja era para arrumar uma vaga para estacionar e esperar algum tempo na fila pra conseguir uma mesa. Hoje o espaço já comporta mais pessoas, mas a costela ao bafo continua a mesma, tão saborosa quanto aquela de 25 anos atrás. Por enquanto, durante a pandemia, o espaço abre para almoço a partir de terça-feira.
Avenida Senhor dos Passos 2485
Whatsapp: 99147-0031
Bar do Antonio
O Sr. Antonio não é santo, mas bem que poderia ser! Ele realiza milagres na cozinha e consegue, por exemplo, fazer gente que nem gostava de jiló suspirar a cada mordida no jilozinho laminado e empanado com queijo parmesão da Canastra. E agora, no almoço, um delicioso parmegiana nas versões mignon, tilápia ou frango que agradou em cheio todo o povo que frequenta o lugar. E a voz do povo é a voz de Deus, então: Viva o Santo Antonio!
Rua José Lourenço 1262
WhatsApp: 98709-0353
Barbante
A primeira cervejaria de Minas Gerais não poderia faltar nessa lista, afinal, nasceu como “Cervejaria São Pedro” e está em frente à Igreja que dá nome ao bairro. Lá você encontra cervejas artesanais, produzidas pelo tataraneto do fundador e meu amigo Pedro Peters, que com esse nome honra a dica! As brejas harmonizam com pratos de culinária alemã e muitos mais. O ambiente por lá é muito aconchegante, sendo um boa dica inclusive pra comemorar o Dia dos Namorados que vem por aí. Mas se você está solteiro, lembre-se que a prece deve ir para o santo casamenteiro, o Antonio, beleza?
Avenida Senhor dos Passos 1585
WhatsApp: 98418-0403