A Arte de Amar

Por Casa do Saber

Amar, como toda arte, exige conhecimento. Teórico e prático: é preciso refletir sobre ele, estarmos abertos ao encontro, às experiências, às diferentes formas pelas quais a ideia do amor nos afeta. É bom avisar logo de início que “amor” aqui não diz respeito apenas a relações com outras pessoas, mas também (e sobretudo) com si mesmo. Esse horizonte que se abre diante do amor é um mar revolto, objeto de tudo de mais visceral, para mal e bem, que a humanidade já produziu – arte, filosofia, literatura, cinema. E mar revolto tem onda alta que pode dar medo, mas também pode nos levar para cima, ajudando a enxergar o que não se vê da nossa altura. E quem tem coragem de lidar com tudo isso?

Pensar o amor não é só esmiuçar um conceito, mas é pegá-lo para olhar de perto, observando também seus efeitos, muitos, sobre nós. Não à toa está ali o termo “visceral”, já que revira a gente por dentro, bagunçando as borboletas e nublando nossa razão. Amor é complexo, contraditório, em nome do que se dedicaram, ao mesmo tempo, as maiores violências e se construíram as pontes mais resistentes em direção ao futuro. Mais que medo, amor também pode ser esperança.

“Amar melhor” se tornou um dos pontos de propósito da psicanálise, afinal de contas, nossos desejos, aspirações (e traumas, quem nunca) constituem o que se convencionou chamar de inconsciente. É um ponto central dos nossos dias, da primeira vez que olhamos para o espelho de manhã, passando pela busca ativa de sonhos, propósito, plenitude. Aprender a amar é também aprender a sermos amados, inclusive por nós mesmos. São lições e aprendizados difíceis, ainda que desejados por muita gente.

Por que amamos? Existe jeito certo de amar? O que é o desejo, de onde ele vem, e como ele influencia nossa relação com o mundo e as outras pessoas? E mais: por que continuar amando, apesar de todas as variáveis dessa equação?

Todas essas perguntas são pautas de análise de Christian Dunker no curso “A Arte de Amar”, que você pode assistir na Casa do Saber +.

Acesse casadosaber.com.br e assine a Casa do Saber +, aplicativo com tudo o que você precisa para sair do automático e viver melhor a sua vida.

Utilize o nosso cupom e ganhe 10% de desconto na assinatura do site. Para receber, digite TRIBUNA quando for efetuar o pagamento.

Casa do Saber

Casa do Saber

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também